Mais de 20 mulheres formadas em Design de Sobrancelhas em Mesquita
Formatura do curso profissionalizante aconteceu na tarde da última sexta-feira, dia 11 de outubro
Na Vila Emil, o Espaço da Mulher Mesquitense foi todo preparado para a cerimônia de formatura do curso profissionalizante de Design de Sobrancelhas na tarde da última sexta-feira, dia 11 de outubro. Apenas neste semestre, 24 alunas conquistaram o certificado e, agora, já podem atuar diretamente na área. A capacitação contou com duas turmas, divididas entre os turnos da manhã e da tarde, e teve a carga horária de 50h, com aulas duas vezes por semana ao longo de três meses.
Antes do início da solenidade, as formandas exibiam sorrisos que entregavam a alegria pela conquista. Junto aos amigos e familiares, elas vestiram beca e capelo, fazendo questão de registrar tudo, através de fotos e vídeos. Entre elas estava Márcia Menezes, de 44 anos, que não se preocupou em esconder a emoção e a gratidão. Essa foi a segunda vez que Márcia participou do curso, mas o diferencial é que, agora, ela conseguiu finalizar o ciclo.
“Na primeira vez, eu parei na metade e comecei a trabalhar de carteira assinada. Meu filho é autista e a escola dele é no mesmo tempo que as aulas daqui. Então, os horários não batiam. Nesse tempo, ele ainda teve um acidente, quebrou o braço e ficou internado. Contei muito com o apoio do pessoal, inclusive da professora, que fez o possível para poder compensar as aulas que, infelizmente, tive de faltar. Também me liberou um pouco mais cedo em alguns dias para eu buscar meu filho na escola. Tive muita dificuldade, mas, com persistência, consegui concluir o curso. Foi maravilhoso”, conta ela, que mora na Vila Emil e planeja abrir um negócio junto com a irmã, para poder exercer a profissão.
A cerimonialista Franciane Tavares conduziu o hino nacional com as alunas. O momento foi sucedido por depoimentos recheados de sentimentos da coordenadora do espaço, Adriellen Barreto, da assistente social Monique Soares e da professora do curso de Design de Sobrancelhas, Julia Beatriz. O juramento foi lido pela recepcionista Mayara Farias e, por fim, as formandas jogaram seus capelos em direção ao céu.
A professora Julia Beatriz já formou mais de cinco turmas no Espaço da Mulher Mesquitense. Mesmo assim, a sensação é sempre diferente ao entregar os certificados. “É muito bom ver as meninas se esforçando para chegar ao final e se formar. O processo não é tão fácil quanto as pessoas imaginam, mas vale a pena. Isso porque a maioria delas é mãe e tem dificuldade em deixar os filhos com outras pessoas. Às vezes, elas até os trazem para cá. Eu sempre encorajo elas a não desistirem e faço o possível para tentar ajudá-las”, aborda. O curso de Design de Sobrancelhas teve aulas práticas e teóricas. Em certas ocasiões, as alunas receberam modelos para aplicarem as técnicas que aprenderam. Os encontros aconteceram às segundas e quartas, das 10h às 12h e das 14h às 16h.
Espaço da Mulher Mesquitense
Referência para o público feminino de Mesquita, o espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Lá, acontecem diversas atividades, como cursos profissionalizantes gratuitos, rodas de conversa com temas que se relacionam com a rotina da mulher e acompanhamento nutricional.
“O espaço ajuda a transformar vidas. Através dele, conseguimos resgatar a autoestima e alcançar principalmente aquelas que, devido à condição financeira, não têm acesso a esse tipo de capacitação. Porque sabemos que, lá fora, esses cursos não são nada baratos. Para muitas dessas mulheres, essa é a chave que dá acesso ao sucesso que elas procuram”, aborda a coordenadora Adrielen Barreto. Ela também enxerga a importância do equipamento para a economia local: “A grande maioria das mulheres que saem daqui formadas agrega ao município, com empreendimentos próprios ou trabalhando em salões locais. É também uma forma de valorizar a nossa região”, conclui.