Mais de 1000 atendimentos marcam o sucesso do Programa Fila Zero de Cirurgias Eletivas de Japeri Desde setembro/2023, a ação já realizou procedimentos em mais de 10 especialidades cirúrgicas

A semana termina com mais uma grande notícia para a saúde de Japeri, o maior programa de cirurgias eletivas da história da cidade, passou da marca dos 1000 procedimentos realizados. É o Programa Fila Zero de Cirurgias Eletivas que é realizado em parceria com o Hospital Rio Saúde e acontece, desde setembro de 2023 como uma ação da Prefeitura, executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Os procedimentos que têm início na atenção básica, com consultas e encaminhamentos, chegam à Atenção Especializada para exames pré-cirúrgicos, agendamento no Complexo Municipal de Regulação e o deslocamento pela frota da Semus, composta por veículos de diversos modelos que facilitam as acomodações e o transporte dos pacientes.

Segundo a prefeita, Dra. Fernanda Ontiveros, a saúde da população está em primeiro lugar, mas para acontecer o programa envolvia diversas etapas como parceria, reforço na Atenção Primária, logística, agilidade de agendamento e realização de exames para definição de diagnóstico e muitas outras etapas até chegar a tão sonhada cirurgia ou procedimento que tira da fila quem estava há anos aguardando e já ficando desesperançoso.

“Todo o programa foi pensado com muita responsabilidade e cuidado. Encontramos um parceiro comprometido como a gente, que é o Hospital Rio Saúde; reforçamos a Atenção Básica com o Programa Mais Médicos, que aumentou nossa capacidade de realizar consultas e agendar retornos; adequamos exames laboratoriais para atender a demanda dos procedimentos cirúrgicos; inauguramos o Complexo Municipal de Regulação para termos a centralização, o referenciamento e maior agilidade dos agendamentos; renovamos nossa frota de carros, incluindo utilitários e vans, e só então tiramos as pessoas de casa para a realização das cirurgias. Eu tenho muito orgulho desse Programa e sei como ele vem impactando a vida das pessoas”, disse a chefe do executivo.

Procedimentos realizados

Selecionados de acordo com a fila do Sistema Estadual de Regulação, os pacientes saem de Japeri antes do nascer do dia e às 7h, o primeiro grupo já está em preparação para os procedimentos agendados, que variam entre cirurgia de hérnia, laqueadura, histerectomia, vesícula, miomectomia, períneo e muitos outros.

Em setembro de 2023 quando teve início, o Programa realizou o mutirão da catarata com mais de 200 pacientes operados. De acordo com a coordenadora do Complexo Municipal de Regulação, Letícia Motta, a cirurgia de catarata foi a prova de fogo para o sucesso do Fila Zero. “Ali colocamos à prova nossa capacidade de agendamento, atendimento e logística. E foi o resultado positivo que nos mostrou como a gestão havia acertado com o lançamento do Programa”, relatou a coordenadora que comemorou com sua equipe a marca de mil procedimentos realizados.

O sucesso foi atestado pela moradora de Engenheiro Pedreira, Maria Neide Alves, (55), que aguardava na fila há três anos. “Eu fui uma das primeiras a realizar a cirurgia de catarata e quando terminou, fiz questão de dizer o que fica para trás. Era uma insegurança muito grande, não ver direito, andar segurando nas paredes e viver a ponto de não querer sair de casa. Agora eu vejo tudo”, disse feliz com o resultado.

Na última segunda-feira o Programa Fila Zero iniciou uma nova etapa e já vem realizando o mutirão da colonoscopia. O exame feito para a investigação de alterações ao longo do intestino grosso e no final do intestino delgado serve para pesquisar lesões na superfície interna de algum órgão; identificar sangramento nas fezes, assim como para avaliar diarréias persistentes e outras alterações intestinais.

Os contatos com pacientes que aguardam por procedimentos são feitos por ligações telefônicas e por aplicativo de WhatsApp.

Placar de realizações: catarata: 203; fimose: 31; laqueadura: 242; histerectomia: 60; hérnia: 121; vesícula: 160; mioma: 16; perineo: 30; vasectomia: 120; ooforectomia (retirada de ovários): 13 e ainda, 8 gestantes com indicação de parto cesáreo, num total de 1004 procedimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *