Maio Amarelo: Macaé realiza mais uma edição do Pedal Solidário

Como parte da programação oficial do Maio Amarelo, a Prefeitura de Macaé por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou na manhã deste domingo (26), o Pedal Amarelo que reuniu pessoas de todas as idades.

Para garantir o sucesso do evento e a segurança dos ciclistas a secretaria montou uma estrutura que contou com agentes de trânsito, ruas sinalizadas, carros, motos e bicicletas de apoio.

Já a animação ao longo do trajeto ficou por conta dos ciclistas que também reforçaram a mensagem para um trânsito seguro. A concentração aconteceu na Praia da Imbetiba e a chegada foi na Lagoa de Imboassica, onde os participantes foram recebidos com frutas e água.

O diretor da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Leandro Aracati, ressalta que este é um momento de confraternização e reflexão. “Ao longo do mês estamos com eventos que buscam conscientizar a população, visando a prevenção de acidentes e empatia nas pessoas, pois no trânsito é preciso ter amor e respeito ao próximo”, disse.

O evento contou com diversos grupos de pedal, um dos responsáveis pela união dos grupos, Eduardo Stembach e Vicente Passos, falaram da importância das atividades como está para dar visibilidade a campanha com ações e atitudes para preservar a vida. “Sempre estamos buscando integrar os grupos, tirar as pessoas de casa e colocar o corpo em movimento”, pontuou Eduardo.

Quem estava animada para seu primeiro pedal, foi a estudante Nicolly, de 9 anos. Acompanhada dos pais, Gerardo Alves e Maione Loudes, ela chegou cedo ao local de concentração. Segundo Gerardo, o pedal além do propósito educativo é a oportunidade de praticar uma atividade física ao ar livre e de reunir as famílias. “Sou praticante de corrida, mas gosto de pedalar. Sempre faço questão de participar de iniciativas que além de divertir é um aprendizado, principalmente para a garotada”, falou.

Durante todo mês de maio a Secretaria de Mobilidade Urbana realizou diversas atividades para destacar que cada um tem seu papel na construção de um trânsito mais seguro. As ações são voltadas para pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores. O encerramento da campanha acontece no dia 29 de maio. Este ano além de reforçar a campanha para a redução de acidentes de trânsito, o evento teve o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis ou água mineral para serem doados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional de luta pela redução da mortalidade no trânsito.

Em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a década de ações para segurança no trânsito, assim, o mês de maio se tornou referência mundial na divulgação e avaliação dos resultados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *