Lula diz que Boric é ‘sequioso’ e ‘apressado’ por críticas a países que não condenam Rússia por guerra na Ucrânia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira, durante entrevista coletiva em Bruxelas, que o presidente do Chile, Gabriel Boric, é “sequioso” e “apressado” devido às suas críticas sobre a resistência de algumas nações latino-americanas que se recusam a condenar a Rússia pela invasão na Ucrânia e vetaram menções ao país de Vladimir Putin na declaração final. Segundo o petista, a juventude do presidente chileno, de 37 anos e sua “falta de costume” justificam a pressa, mas é importante lembrar que cúpulas como as que ambos participaram têm interesses de várias nações sobre a mesa.

Respondendo a uma pergunta sobre o posicionamento de Boric, Lula disse que “todos nós sabemos o que pensa a Europa sobre o que está se passando entre Ucrânia e Rússia. Todos nós sabemos o que pensa a América Latina”. O presidente, que estava na Bélgica para a cúpula da União Europeia com a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), retorna ao Brasil nesta quarta, após fazer uma escala em Cabo Verde, onde terá reuniões.

— Eu não tenho porque concordar com o Boric, é uma opinião dele. Foi extraordinária a reunião. Provavelmente a falta de costume de participar dessas reuniões faz com que um jovem seja mais sequioso, mais apressado, mas as coisas acontecem assim — afirmou ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *