Literatura YA: a ficção para jovens que bomba no TikTok, vende bem e lota as bienais do livro
Semana que vem, no sábado (9), a programação vai terminar em farra na Bienal do Livro, que começa hoje no Riocentro, na Zona Oeste carioca. Uma mesa, intitulada “Livros & música & festa”, vai reunir o influenciador Luca Guadagnini e os escritores Pedro Rhuas, Vinícius Grossos e Clara Alves, uma das curadoras da Bienal. A ideia é celebrar a literatura YA (de Young Adult), como hoje são chamados os livros para jovens entre 14 e 25 anos, embora o público nem sempre se restrinja a esta faixa etária. Os autores vão se esbaldar em meio ao público de “jovens adultos” ao som de uma playlist elaborada por eles (Clara promete que não vai faltar Taylor Swift). Há razão para festejar. A literatura YA forma leitores, reforça o caixa das editoras, bomba no TikTok e atrai multidões para as bienais.
“A grande festa do livro”, título que celebra os 40 anos da Bienal do Rio, mostra que o público do evento é cada vez mais jovem. Em 2007, 24% dos visitantes tinham entre 15 e 29 anos. Na última edição, em 2021, metade variava entre 18 e 25 anos. A mudança se reflete na programação, que traz 36 autores YA (cerca de 10% do total) e inclui ídolos desta turma, como a americana Cassandra Clare, autora da série “Instrumentos mortais”, e as brasileiras Paula Pimenta e Thalita Rebouças. Aliás, para apoiar o surgimento de novas vozes YA no país, será anunciado nesta sexta (1º), na Bienal, o Prêmio Amazon e HarperCollins de Literatura Jovem.
De olho nesta parcela do público, as editoras abarrotam estandes com títulos YA e promovem sessões de autógrafos com autores. Editora da Alt, selo jovem da Globo Livros, Paula Drummond explica que o setor corre para lançar títulos antes ou durante a Bienal. A Alt reservou “Orgulho e preconceito e nós duas”, romance lésbico de Rachel Lippincott, para lançar no evento (a autora está na programação). Já a Galera publica “Finalmente 15”, coletânea de contos YA brasileiros em comemoração ao 15º aniversário do selo jovem da editora Record. E a Ediouro apresenta um novo selo YA: Livros de Alice, que estreia com o romance “As músicas que você nunca ouviu”, de Becky Jerams e Ellie Wyatt (o título inclui um código QR que dá acesso a um álbum de 14 músicas compostas pelas autoras).