Limpeza do Rio Paraíba do Sul, plantio de mudas e soltura de peixes marcam a Semana do Meio Ambiente no interior

Águas do Rio também promoveu palestras e exibiu filme sobre saneamento básico durante ações em sete cidades

Para marcar a Semana Mundial do Meio Ambiente, comemorada entre 2 e 9 de junho, a Águas do Rio promoveu palestras e exibiu filme sobre saneamento básico no interior do Rio de Janeiro. Além disso, foram realizados plantio de mudas de árvores nativas e limpeza do Rio Paraíba do Sul em Cambuci – nesta iniciativa, em parceria com o grupo “Juntos pelo Paraíba do Sul”, foi retirada quantidade equivalente a um caminhão de lixo do rio, onde também aconteceu a soltura de peixes de espécies nativas para repovoamento. As ações, ocorridas em sete cidades sob operação da concessionária, impactaram cerca de 700 estudantes.

Segundo o fundador do projeto, Bruno Parrilha, a limpeza foi a sétima realizada por voluntários de Cambuci e contou com o apoio de diversos parceiros.

“Este ano, mais uma vez, nosso projeto foi um sucesso e pudemos contar com o apoio da Águas do Rio. Para nossa alegria, encontramos uma quantidade de lixo equivalente à metade do que foi achada ano passado. Isso é fruto de ações de conscientização. Também trabalhamos a educação ambiental em parceria com a prefeitura e outros parceiros. Nosso objetivo é manter o rio vivo para as futuras gerações e ter mais pessoas engajadas a cada ano”, disse Bruno.

Serralheiro em Cambuci, Moises Andrade, mais conhecido como Mineiro, percorreu o rio de barco, retirando todo o lixo encontrado.

“Tiramos muitas garrafas, sacolas, fraldas, a gente acha de tudo. O que eu mais quero é que meu filho possa curtir esse rio maravilhoso e veja a beleza dele. Tenho certeza de que estamos fazendo com que mais pessoas entendam a importância do Paraíba do Sul e ajudem a preservá-lo”, ressaltou.

Cerca de 700 estudantes mobilizados

Durante a Semana do Meio Ambiente, equipes promoveram palestras sobre a importância do tratamento da água em escolas públicas de Miracema e São Sebastião do Alto (nos distritos de Ipituna e Ibipeba) e a exibição do ‘Cine Águas’ em Rio Bonito, Barra de São João (distrito de Casimiro de Abreu), Aperibé e na Associação Pestalozzi de Itaocara, filme que aborda o saneamento básico.

Também foram plantadas mudas de árvores nativas em Itaocara, São Sebastião do Alto e em Cachoeiras de Macacu, neste caso em parceria com o projeto Reserva Ecológica de Guapiaçu.

“As palestras foram ótimas, e os nossos alunos tiraram dúvidas e saíram com mais conhecimento. Falar sobre a importância da água acrescentou muito para a nossa escola”, disse a professora de Ciências Grazielle Rosalino, do Colégio Estadual José Cardoso de Moraes, em São Sebastião do Alto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *