Líder do Brasileirão, Botafogo chega a mais de 1.400 dias sem ter um jogador convocado na seleção brasileira

Líder disparado do Campeonato Brasileiro, o Botafogo segue sem ter um jogador convocado para a seleção brasileira desde setembro de 2019. Ao todo, são 1.421 dias sem um atleta botafoguense vestindo a amarelinha. O último foi o lateral-direito Marcinho, hoje no América-MG.

 

Na época, o técnico Tite convocou o defensor para substituir Danilo, da Juventus, que foi cortado após sofrer uma lesão muscular. Havia a expectativa de que Lucas Perri e Adryelson encerrariam essa seca, mas Fernando Diniz optou por não chamar nenhum dos destaques do Botafogo no ano.

— Obviamente o Botafogo tem muito mérito de estar aonde estar. A convocação sugere olhar o Botafogo e a gente olhou. Não é porque o time é o o primeiro colocado que a gente tem que convocar, isso não está escrito em nenhum livro. O critério não é onde os times estão posicionados na tabela da competição — justificou Fernando Diniz.

Marcinho foi chamado para os amistosos contra Senegal e Nigéria, mas sequer entrou em campo. O último jogador do Botafogo a entrar em campo pela seleção brasileira foi o meio-campista Camilo, que disputou o “Jogo da Amizade”, amistoso contra a Colômbia realizado no dia 25 de janeiro de 2017, no Nilton Santos, que serviu para angariar recursos para as famílias das 71 vítimas do acidente aéreo da Chapecoense.

Porém, nesta partida apenas jogadores que atuavam no Brasil foram convocados. Em uma convocação geral, onde estavam elegíveis atletas que jogavam na Europa e no Brasil, o último botafoguense a entrar em campo, e como titular, foi o goleiro Jefferson na partida contra o Chile, em agosto de 2015, pelas eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia. São 2.871 dias sem um jogador do Botafogo no time titular da seleção.

Do elenco atual do Botafogo, somente Rafael tem passagem pela seleção brasileira principal. Em 2012, o lateral foi convocado para cinco amistosos por Mano Menezes, além de ter defendido a Seleção nas Olímpiadas de Londres no mesmo ano. Lucas Perri, Adryelson, Lucas Fernandes, Danilo Barbosa e Matheus Nascimento já foram convocados para as seleções de base.

Fernando Diniz convocou quatro atletas que atuam no futebol brasileiro. Bento, do Athletico, Nino e André, do Fluminense, e Raphael Veiga, do Palmeiras, foram lembrados pelo treinador na convocação para os jogos contra Bolívia e Peru, nos dias 8 e 12 de setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *