21 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

‘Junho Violeta’ em Nilópolis: mês de conscientização da violência contra a pessoa idosa

PAISIN promove palestra e café da manhã para participantes

Na manhã de quinta-feira, 1º de junho, um café da manhã seguido de várias palestras, marcou o ‘Junho Violeta’, o mês de conscientização da violência contra a pessoa idosa. Uma tenda foi montada pela equipe do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso de Nilópolis (PAISIN), e o secretário municipal de Saúde, o pediatra André Esteves, participou do evento.

Oito integrantes de uma equipe multiprofissional atendem pessoas acima de 60 anos, numa casa localizada no terreno do Complexo de Saúde Doutor Jorge David, no centro da cidade. Os idosos são encaminhados pelos postos de saúde e, no PAISIN, são avaliados por nutricionista, tem acolhimento com fisioterapeuta para prevenção de agravos.

O fisioterapeuta também oferece acupuntura. No caso de diabéticos, por exemplo, damos orientações para quem tem pés diabéticos. Temos um psicólogo que conversa com aqueles que chegam e têm problemas emocionais, muitas vezes relacionados à família”, afirmou a coordenadora do PAISIN, a assistente social Míria Porter.

Ela explicou que a equipe busca o resgate do vínculo familiar para melhor adesão dos idosos ao projeto. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Primeiro é feito um cadastramento do interessado, que deve ser residente no município e deve levar os seguintes documentos: identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Muitos procuram o serviço com problemas de acumulação de objetos, abandonados e desnutridos, diabéticos, deprimidos, ansiosos. “Temos pessoas encaminhadas pelo CAPS, com síndrome do pânico, obesos”, enumerou Míria Porter. Há 215 idosos cadastrados e 150 comparecem regularmente.

Atendimento:

2ª feira – Fisioterapeuta e acupuntura, enfermeira
3ª feira – Fisioterapeuta
2ª feira a 6ª feira –assistente social
4ª feira – Nutricionista
5ª feira – Enfermeira
6ª feira – Enfermeira e psicóloga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *