11 de setembro de 2026
Baixada FluminenseDESTAQUEJaperiMunicípiosNotícias

Japeri avança na construção de Plano de Ação Climática com primeira oficina

participativaEncontro realizado no Vale do Ipê reúne diferentes setores da sociedade para identificar vulnerabilidades e definir estratégias de prevenção e adaptação às mudanças climáticas

A preparação de Japeri para enfrentar os impactos das mudanças climáticas ganhou uma nova etapa nesta quarta-feira (9). No Núcleo de Educação Ambiental, no Vale do Ipê, representantes do Poder Público, da sociedade civil, do setor privado e acadêmico participaram da 1ª Oficina Participativa para a elaboração do Plano Local de Ação Climática (PLAC).

A iniciativa acontece poucos dias após o município declarar estado de alerta climático, por meio do Decreto nº 3.810/2026, com validade de 180 dias. A medida tem caráter preventivo e determina o reforço do monitoramento das condições meteorológicas, hidrológicas e geológicas, além da integração das secretarias municipais para preparação e resposta a possíveis eventos climáticos extremos.

Nesse contexto, a elaboração do PLAC amplia o planejamento do município. Enquanto o estado de alerta estabelece medidas de preparação diante de possíveis ocorrências, o plano busca construir estratégias permanentes para que Japeri possa identificar suas vulnerabilidades, definir prioridades e se adaptar aos efeitos das mudanças climáticas.

A oficina foi realizada pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, em articulação com a ONU-Habitat, o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, em parceria com a Prefeitura de Japeri.

A participação de diferentes setores durante a oficina permite que a elaboração do plano considere não apenas os dados técnicos, mas também as experiências e necessidades de quem vive e atua no território.

Entre os objetivos do PLAC estão a identificação de áreas e estruturas mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas, a definição de prioridades para prevenção de desastres e proteção da população, a adaptação de regiões de maior risco e o planejamento de ações capazes de reduzir perdas.

O plano também deverá contemplar medidas para redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), contribuindo para uma atuação que envolva tanto a adaptação aos impactos já observados quanto a redução de fatores que contribuem para as mudanças climáticas.

Para a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Meire Lucy, a construção do documento representa uma oportunidade de transformar conhecimento e participação em ações concretas para o município.

“A elaboração do Plano Local de Ação Climática representa um avanço importante para Japeri, porque nos permite olhar para o nosso território, identificar as áreas mais vulneráveis e pensar em ações concretas para proteger a população. Esse é um trabalho que precisa ser construído coletivamente, reunindo conhecimento, experiências e diferentes olhares sobre a nossa cidade.”

O planejamento climático também depende da atuação conjunta das diferentes áreas da administração municipal. Afinal, eventos como chuvas intensas, alagamentos, inundações, enxurradas, vendavais, ondas de calor, estiagem, queimadas e movimentos de massa podem gerar impactos em diferentes serviços e regiões da cidade.

Representando as demais secretarias municipais presentes, a secretária de Governo, Andreia Brito, destacou a importância dessa integração na construção do plano.

“O enfrentamento às mudanças climáticas não é responsabilidade de uma única secretaria. É um trabalho que precisa envolver todo o governo e também a sociedade. Essa oficina é importante justamente porque permite unir diferentes conhecimentos e construir um planejamento que considere as necessidades reais de Japeri e prepare o município para os desafios que podemos enfrentar.”