Itatiaia: Penedo sedia nos dias 27 e 28 de julho o Festival Sesc de Inverno 2024
Penedo sedia nos dias 27 e 28 de julho o Festival Sesc de Inverno. O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Itatiaia, vai acontecer no campo do Clube Finlândia, que será o palco principal das atrações que se apresentarão no espaço. No dia 27, às 21h30, haverá show de Duda Beat (classificação livre), com ‘Tara & Tal’, que soma diferentes estilos, referências e épocas e não renuncia aos beats dos anos 90 e 2000. No dia 28 será a vez de Ney Matogrosso (classificação etária de 12 anos), com sua turnê “Bloco na Rua”. O ingresso é 1kg de alimento não-perecível.
De acordo com os organizadores, em uma Tenda Cultural montada no espaço acontecerá também o show gratuito do grupo Tropical Balanço, no dia 28, das 14h30 às 15h30 e das 15h45 às 16h30, com classificação livre. A programa incluiu ainda encontro entre o guitarrista e cantor Raphael Garrido, com músicos talentosos da região do Vale do Paraíba, que devem criar um show dançante, pulsante e composto por músicas brasileiras clássicas e modernas.
O Festival Sesc de Inverno é considerado o maior evento cultural multilinguagem do país e neste ano será realizado de 12 a 28 de julho, em 24 localidades do estado do Rio de Janeiro. Penedo é um dos locais que receberá uma programação gratuita com música, dança, literatura, cinema, circo e artes visuais.
O público poderá conferir no local outras diversas apresentações gratuitas, entre elas o espetáculo “Aquarela” (27 e 28/07, às 16h40 e às 18h30, classificação livre), do Circo Teatro Saltimbanco, repleto de cores, luzes e o brilho da arte circense, assim como o coletivo ALA inteRIOr/ Coletivo “Ala” Bicicleta (27 e 28/07, das 14h às 18h, classificação livre), inspirado nas mais diferentes experiências e vivências da rua, com o objetivo de gerar um deslocamento na rotina da cidade, convidando o público para participar de diversas práticas artísticas através de conversas, jogos, prosas e trocas de saberes, bem como a reprodução de peças gráficas, lambe-lambes, adesivos, manipulação de carimbos, desenhos, pinturas, estêncil e poesias.
O campo do Clube Finlândia também vai abrigar a “Festa da Luz – Instalação NEON”, de Nívea Sabino, nos dias 27 e 28, das 17h às 23h, com classificação livre. A “Festa da Luz” é um festival internacional de luzes de Belo Horizonte, que ocupa o espaço urbano com trabalhos artísticos que usam a luz como matéria-prima e tem por objetivo oferecer ao público a possibilidade de vivenciar a arte por meio de apresentações de vídeo mapping, instalações artísticas e performances de artistas mineiros, brasileiros e internacionais.
Nos dois dias de evento, das 14h às 20h, também haverá Pontos de Leitura com Mediação Literária, em espaços montados com tendas, almofadas, tapetes e um acervo variado de livros para todos os gostos e idades, para oferecer ao público uma oportunidade de se desconectar da rotina e se conectar com a literatura. Estão previstas ainda Recreação Infantil, Feira de Artesanato, ações de Sustentabilidade como reciclagem e acessibilidade para Pessoas com Deficiência, e uma exposição interativa sobre a Brasilidade na Saúde, e das 17h30 às 18h30, apresentação de Capoeira com prática esportiva.
A cada edição, o Festival traz um tema para reflexão, que é encontrado na identidade visual e na programação artística. Este ano o conceito do evento celebra a multiplicidade do Brasil, representada pelo acróstico “P-L-U-R-A-L”, que busca resumir em seis outras palavras a diversidade cultural do país: P, de povos, L, de lugares, U, de união, R, de raízes, A, de artes e L, de linguagens.
Nos dias 27 e 28 de julho uma equipe do Mesa Brasil Sesc RJ estará no Campo de Penedo para arrecadar alimentos. Criado em 2000, o Mesa Brasil Sesc RJ recebe alimentos não-perecíveis e in natura de cerca de 200 parceiros e os reverte a mais de 1.300 instituições do estado, que, por sua vez, atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Além de intermediar a doação, o programa orienta os cozinheiros dessas entidades a aproveitarem integralmente os alimentos.