Itatiaia: Dia Mundial de Combate à AIDS: Saúde promove ação de conscientização com realização de testes rápidos

O mês de dezembro marca o início da campanha “Dezembro Vermelho”, que chama atenção da sociedade para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis, principalmente aquela causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que ataca o sistema imunológico responsável pelas defesas do organismo e causa a AIDS, a síndrome da imunodeficiência humana.

E nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, o setor de Programas Especiais de Saúde realizará, uma ação de conscientização, das 9h às 15h, com realização de testes rápidos por livre demanda, sem necessidade de agendamento.

O teste rápido é um método diagnóstico realizado a partir da coleta de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo. O teste é gratuito, realizado de maneira sigilosa e o resultado é liberado em torno de 30 minutos, sem necessidade de pedido médico.

– Ter um diagnóstico positivo do HIV precocemente permite que o paciente comece o seu tratamento no momento certo e tenha uma melhor qualidade de vida. Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto – explicou a coordenadora dos Programas Especiais de Saúde, Graziele Diniz Freitas.

De acordo com a coordenadora, o paciente que testa positivo faz um exame laboratorial confirmatório e depois é encaminhado para o programa de acompanhamento.

A ação acontecerá na sala dos Programas Especiais, localizada no setor de Ginecologia, na Avenida dos Expedicionários, no Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *