Itaperuna realiza força-tarefa no combate ao mosquito Aedes aegypti
A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do trabalho da equipe de Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), vem realizando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Uma verdadeira força-tarefa segue na batalha incansável contra o inimigo alado. As equipes seguem trabalhando de forma proativa, unindo esforços para conter a ameaça invisível que ronda nossos lares. Os agentes já estão nas ruas vasculhando becos, quintal e ruas em busca dos esconderijos do mosquito.
O secretário municipal de Saúde Marcelo Poeys ainda orientou as equipes a realizarem ações educacionais, a fim de conscientizar a população sobre como ser um soldado eficaz nessa guerra. “A batalha contra o mosquito não é apenas no campo, mas também nas mentes de cada cidadão, e a Secretaria de Saúde conta com todos para evitar que o mosquito, encontre abrigo em águas paradas”, reforça.
O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues – Alfredão – endossou as palavras do secretário. “Entendo que chegou o momento de cada itaperunense mostrar que é parte fundamental dessa resistência. Cada um pode contribuir nessa guerra, como por exemplo, fechando as tampas das caixas d’água, não deixando água parada nos quintais e nas casas, entre outras medidas. Entendo que a vitória só será completa com a colaboração de todos”, diz Alfredão.
Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos. O e-mail do setor – [email protected] – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à CVAS.
FAÇA A SUA PARTE!
Remova recipientes que possam acumular água parada, como vasos, pneus velhos, garrafas e latas. Mantenha garrafas de água viradas para baixo quando não estiverem sendo usadas. E limpe regularmente calhas e ralos para garantir que não haja acúmulo de água.
Mantenha caixas d’água, piscinas e outros reservatórios de água sempre tampados. Realize a limpeza periódica de caixas d’água. Evite o acúmulo de água em pratos de vasos de plantas. Utilize areia nos pratos de vasos para absorver a água.
Instale telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos. Utilize repelentes e roupas que cubram o corpo, especialmente durante os períodos de maior atividade do mosquito. Descarte corretamente o lixo, evitando acúmulo de água em recipientes inadequados.