Itaperuna: equipe de Educação em Saúde participa da ‘Semana da Saúde e Nutrição’

A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde, via Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) vem ampliando suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Na última sexta-feira, 05, a equipe de Educação em Saúde esteve na Escola Aquarela cooperando com a “Semana de Saúde e Nutrição”, participando de uma oficina abordando a temática ‘Higiene do Ambiente – Dengue’, a convite da diretora geral Camila L. C. de Oliveira.

A equipe segue participando de ações em escolas, empresas, feira livre e outros locais da cidade, levando informação, conscientização e, acima de tudo, esperança no combate à dengue. Armados com conhecimento e determinação, esses profissionais têm sido verdadeiros heróis na batalha contra o mosquito.

Com uma abordagem dinâmica e interativa, a equipe de Educação em Saúde tem cativado a atenção de alunos, professores e demais públicos, utilizando recursos e histórias envolventes, conseguido transmitir de forma eficaz a importância da prevenção e dos cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

A equipe também incentiva ações práticas, como a eliminação de possíveis criadouros do mosquito dentro e fora das escolas, assim como nas residências, envolvendo os estudantes em atividades de limpeza e conscientização em suas próprias comunidades.

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues – Alfredão – e o secretário municipal de Saúde Marcelo Poeys sabem que a batalha contra a dengue continua e é preciso contar com o apoio de todos. “Podemos contar com essa maravilhosa equipe de Educação em Saúde, que dedica parte do tempo e esforço, a realizar ações educativas e informativas. No entanto, precisamos do apoio de todos na luta contra o mosquito”, lembra o secretário. “Entendo que com educação, informação e prevenção, vamos construir um futuro mais seguro e saudável para todos”, finaliza Alfredão.

 

FAÇA A SUA PARTE!

A forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti. Veja algumas ações que a população deve realizar, pelo menos uma vez por semana!

Verificar se a caixa d’água está bem tampada; deixar as lixeiras bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; cobrir piscinas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; cobrir bem a cisterna; e cobrir bem todos os reservatórios de água.

 

COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

O e-mail do setor – [email protected] – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à CVAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *