Itaboraí: Saúde realiza ação de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou uma ação educativa de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), na manhã desta terça-feira (07/02), na sede do Centro de Especialização da Criança, Adolescentes e da Mulher (CECAM), no Centro. A ação foi organizada pelo Serviço de Atenção Especializada (SAE) em conjunto com o CECAM, e teve como foco principal a conscientização no período do Carnaval.

O principal objetivo da ação foi alertar usuários sobre as formas de prevenir IST, como sífilis, HIV, Hepatite B e C, gonorreia, herpes genital, entre outras doenças. Durante a ação, foram distribuídos preservativos masculinos e femininos, além de folhetos informativos com os cuidados necessários e os riscos das doenças sexualmente transmissíveis.

Ainda durante a ação, as equipes do SAE e do CECAM conversaram com usuárias da unidade de saúde e informaram sobre a utilização correta dos preservativos. Segundo a coordenadora do SAE, Viviane Braga, a ação serviu para conscientizar a população e fazer com que os cuidados e as formas de prevenção sejam difundidas para familiares, amigos e vizinhos.

“O nosso principal objetivo da ação educativa é conscientizar os usuários do CECAM sobre os riscos e os cuidados necessários para combater essas perigosas doenças. Além disso, estamos utilizando esse período pré-carnaval para sensibilizar e evitar que mais pessoas sejam contaminadas por sífilis, HIV e outras IST”, afirmou.

A coordenadora do CECAM, Flávia Costa, ressaltou ainda a importância da ação educativa, principalmente para as mulheres.

“Nossa ação foi voltada principalmente para mulheres e gestantes, que também podem levar os cuidados necessários para os seus familiares. E nessa época de Carnaval, aumentam-se as chances de contaminação por conta da euforia das pessoas. Nossa intenção foi alertar as usuárias do CECAM, que devem ser multiplicadoras dessa ação e que possam levar todas essas informações para as suas residências e para os seus vizinhos”, concluiu.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de preservativos com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *