IRM realiza segunda rodada dos Encontros Metropolitanos nesta quarta-feira
Saneamento, mudanças climáticas e governança estarão no centro dos debates sobre os desafios e o futuro da Região Metropolitana do Rio
O Instituto Rio Metrópole (IRM) realiza, nesta quarta-feira (30/09), a segunda rodada dos Encontros Metropolitanos – Uma agenda para o futuro da Região Metropolitana do Rio. Depois de discutir mobilidade, moradia e desenvolvimento urbano no primeiro encontro, realizado no dia 23, a programação avança agora sobre outros temas estratégicos para a metrópole: saneamento, mudanças climáticas e governança.
O evento será realizado no Auditório do Prédio Anexo ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, e reunirá especialistas, gestores públicos e representantes de instituições e setores ligados aos temas. A abertura será feita às 9h30, pelo presidente do IRM, Roberto Leão, e pelo subsecretário-geral da Casa Civil, Sérgio Pimentel.
O primeiro debate, às 10h, será sobre o Plano de Metas do sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto na Região Metropolitana e seus impactos. A mesa será mediada por Sérgio Pimentel e contará com Rafael Rolim, presidente da Cedae; Carolina Peixoto, gerente executiva Jurídico-Regulatório da Iguá Saneamento; Tatiana Carius, diretora de Relações Institucionais da Águas do Rio; Bernardo Gonçalves, presidente da Rio Mais Saneamento; e Isaac Volschan, do CREA-RJ.
Na sequência, às 11h30, a discussão se volta para os impactos das mudanças climáticas na Região Metropolitana, com foco em resiliência, drenagem e resíduos. Participam do debate Sydney Menezes, presidente do CAU-RJ; Paulo Canedo, da COPPE/UFRJ; Luiz Firmino, da FGV/CERI; e Walter Plácido, diretor da Lavoro Solutions e da AST.
À tarde, a programação será dedicada aos desafios da gestão e da governança metropolitana. Às 14h, a mesa “Os principais desafios da gestão metropolitana”, mediada por Sérgio Pimentel, reunirá Rodrigo Mascarenhas, secretário do Ambiente; Flávio Amaral, da PGE; e Marcio Lacerda, ex-prefeito de Belo Horizonte. O debate abordará, entre outros pontos, os desafios políticos e jurídicos para a implementação da governança metropolitana.
Às 16h, o encontro discutirá “A retomada da governança metropolitana”. A mesa será mediada por Lelian Cabral, chefe de gabinete do IRM, e contará com a participação de Delmir Gouveia, secretário da Polícia Civil; Renato Guimarães Ribeiro, do CEFET/MG; e Edmundo Pinheiro, presidente do Conselho Diretor da NTU, de Goiânia.
Os Encontros Metropolitanos fazem parte de uma agenda de debates sobre questões que ultrapassam os limites dos municípios e exigem planejamento e articulação em escala metropolitana. A proposta é reunir diferentes experiências e pontos de vista para contribuir com a construção de caminhos para o futuro da Região Metropolitana do Rio.

