Inverno começa nesta sexta e deve ter temperaturas e chuvas dentro da média; veja como será a estação
Nova estação tem início às 23h42 da próxima sexta-feira (20) e se estenderá até as 15h19 de 22 de setembro.
O inverno começa no fim desta semana e a previsão indica que a estação deve ter um padrão de chuva e temperatura bem mais dentro da normalidade do que o observado nos últimos anos.
❄️A nova estação terá início às 23h42 da próxima sexta-feira (20) e se estenderá até as 15h19 de 22 de setembro.
Período de menor intensidade de radiação solar ao longo do ano, o inverno é caracterizado por temperaturas mais baixas e dias mais curtos.
A chuva tende a se concentrar principalmente na faixa litorânea do Nordeste e do Sudeste, com frentes frias oceânicas e um pouco mais intensas.
➡️A situação deve ser muito diferente do observado em 2023 e 2024, quando o inverno foi de temperaturas acima da média e chuvas abaixo da média.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/l/H/pE5choS8eszyTaPUsfiQ/250616-info-previsao-inverno-01.jpg)
Previsão para o inverno. — Foto: Arte/g1
Segundo os meteorologistas, um ponto importante que influencia a expectativa de um inverno mais normal é a manutenção das condições de neutralidade no Oceano Pacífico.
“A tendência para os próximos meses é que a neutralidade se mantenha no Pacífico, com um viés mais frio. Não está prevista a configuração nem do El Niño, nem do La Niña”, prevê a Climatempo.
➡️ A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um encontro de ventos na região do Equador. É um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Confira abaixa a previsão para o período:
Julho
- As temperaturas devem ficar acima da média (o que não significa que será um mês de calor). A previsão é de muita variabilidade de temperatura e dias de grande amplitude térmica.
- Regiões do interior do país, especialmente Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Piauí, devem ter condições de calor.
- No Sul e no Sudeste, o mês deve ser de quedas de temperaturas mais acentuadas se alternando com dias de máximas acima da média.
- Não há previsão de períodos muito duradouros de frio intenso.
- A chuva deve se concentrar nas áreas litorâneas, por conta das frentes frias oceânicas. Centro-Sul deve ter chuvas abaixo da média no mês.
- No Norte, as chuvas começam a reduzir de maneira expressiva e ficam mais escassas.