Inea recebe até 18 de fevereiro manifestações em consulta pública sobre criação de RPPN em Teresópolis
Com área proposta de 4,27 hectares, a criação da reserva visa proteger remanescente de Mata Atlântica e recursos hídricos importantes para a região
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) abriu na segunda-feira (29/1), consulta pública sobre a criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) no bairro de Rio Preto, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio. As manifestações acerca desse assunto poderão ser encaminhadas, até 18 de fevereiro, para o núcleo RPPN: [email protected]
Com área proposta de 4,27 hectares, a criação da RPPN Canto de Lua e Sol visa proteger remanescente de Mata Atlântica e recursos hídricos importantes para a região, pois está localizada próxima a trechos prioritários para conservação que foram mapeados pelo Núcleo de Reservas Particulares do Patrimônio Natural do Rio de Janeiro do Inea.
Dentre as espécies da fauna selvagem que ocorrem na área, destacam-se o tico-tico (Zonotrichia capensis); o suiriri (Tyrannus melancholicus); o urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura); o joão-de-barro (Furnarius rufus) e o bem-te-vi-rajado (Myiodynastes maculatus). Em relação à flora, estão a embaúba (Cecropia sp.) e o pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha).
As RPPNs são criadas por iniciativa voluntária de seus proprietários, sendo averbadas junto ao Registro Geral de Imóveis (RGI), reconhecimento este que passa a acompanhar em caráter perpétuo a vida da propriedade.