6 de fevereiro de 2026
NotíciasPolítica

Iluminação do STF em fevereiro destaca campanhas de saúde, direitos e cidadania

O calendário oficial de iluminação especial do STF para o mês de fevereiro conta com cores simbólicas que marcam o compromisso da Corte com a promoção de direitos fundamentais, a valorização da diversidade, a igualdade de gênero e a conscientização da sociedade sobre temas de grande relevância social.

Durante o mês, o edifício-sede recebe diferentes cores, associadas a campanhas nacionais e datas comemorativas, ampliando a visibilidade de causas alinhadas à Constituição Federal.

Calendário  

De 1º a 3 e de 15 a 23/2 a campanha Fevereiro Laranja chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce de leucemia, do tratamento adequado e do incentivo à doação de medula óssea. A iniciativa dialoga com o papel constitucional do STF na proteção do direito à saúde e à vida, além de contribuir para a disseminação de informações que podem salvar vidas.

No dia 4/2, foi a vez das cores verde, amarelo e azul simbolizarem o apoio do STF ao Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio. A ação simbólica está vinculada à mobilização nacional de defesa da dignidade da pessoa humana e do combate a todas as formas de discriminação e violência.

Já nos dias 5 e 6/2, as cores laranja, azul e rosa fazem referência ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado no dia 4/2, com alerta para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acesso universal ao tratamento oncológico. A data dialoga com a centralidade do direito à saúde no ordenamento jurídico brasileiro e com o compromisso do STF de assegurar políticas públicas que garantam atendimento digno e igualitário.

De 7 a 14/2, é a vez da cor verde, em alusão Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas (7 de fevereiro). A iluminação temática está ligada à defesa dos povos indígenas, de seus territórios, culturas e modos de vida e se alinha com a atuação do STF na proteção dos direitos originários, na preservação ambiental e no respeito à diversidade étnica e cultural prevista na Constituição.

Encerrando o mês, de 24 a 28/2, as cores verde e amarelo irão marcar o apoio do Tribunal ao Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil (24 de fevereiro). A iluminação chama a atenção para o marco histórico da participação política das mulheres e para a importância da democracia inclusiva. O Tribunal tem papel fundamental na consolidação da igualdade de direitos e na promoção da participação feminina em todos os espaços de poder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *