21 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Iguaba Grande inaugura a Cidade do Idoso

O grupo da melhor idade de Iguaba Grande, agora possui unidade fixa para abrigar suas atividades, confraternizações e cuidados com a saúde. Nesta quarta-feira (12), foi inaugurada a “Cidade do Idoso”, composta pela secretaria da Pessoa Idosa e do Envelhecimento Saudável, junto ao Centro Geriátrico e Centro de Reabilitação, da secretaria de Saúde.

A Cidade do Idoso uniu os serviços em quatro anexos, onde são disponibilizadas diversas atividades totalmente gratuitas, como: artesanato, oficina da memória, musicoterapia, roda de conversa, corte, costura e outros. Além disso, através do Centro Geriátrico e do Centro de Reabilitação, o local terá atendimentos com especialistas.
O novo espaço, localizado à beira da Rodovia Amaral Peixoto, n.º 4137, oferece segurança e maior comodidade, além de ter fácil acesso, garantindo mais qualidade de vida para os idosos da cidade.

A inauguração reuniu mais de 400 moradores e, além da solenidade de abertura, o evento contou com apresentações de dança e também do Coral Madureira. Os idosos ainda foram surpreendidos com o cover artístico do Roberto Carlos, que animou a manhã de todos.
O Prefeito Vantoil Martins e o vice-prefeito Alexandre Carvalho estiveram presentes prestigiando o evento junto ao secretariado e autoridades legislativas da cidade, além de receberem os convidados Michel Saad, vice-presidente da OAB do Estado do Rio de Janeiro e Niltinho, vereador de Búzios.

Para a secretária de Saúde, Carla Valle, poder unir os serviços em um só lugar irá trazer facilidade no acesso e assim garantir a promoção da saúde dos idosos da cidade. “O Centro Geriátrico já atendia aproximadamente 500 idosos com serviços de saúde, agora com a união dos locais temos a certeza de que levaremos para a população todos os serviços da estrutura, que passou por total reformulação.”
Criada para proporcionar o bem-estar ao público idoso de Iguaba Grande, a Cidade do Idoso ainda trará diversos espaços voltados para o lazer, fortalecendo os vínculos comunitários dos participantes e proporcionando a convivência social, como o cantinho do café e sala de jogos, que possui sinuca, totó e mesa de xadrez.

O secretário da pasta, Paulo Rito, declarou sua felicidade em inaugurar um espaço tão importante. “É um momento histórico para nossa cidade, gostaria de agradecer ao prefeito, Vantoil Martins, me sinto lisonjeado de assumir este cargo. É um grande momento de transformação da visão da pessoa idosa em nossa cidade. Nós teremos além do convívio social, também a parte médica, já que teremos o Centro Geriátrico acoplado à secretaria do Idoso. Nosso objetivo é sempre buscar o melhor para a nossa população.”

Os interessados em participar de qualquer uma das atividades devem comparecer à secretaria portando documento de identidade, comprovante de residência e título de eleitor.

Anexo 1 – Sede da Secretaria do Idoso
A sede da secretaria do Idoso é o primeiro prédio, responsável pela parte administrativa do local e também onde é realizado o cadastro para as atividades oferecidas no local.
O prédio recebeu o nome “José Manoel Gonçalves Nunes”, como forma de homenagem a um antigo morador da cidade, conhecido como “português” ou “Sr. Gonçalves”, comerciante de sucesso que viveu em Iguaba Grande por aproximadamente 16 anos, junto à sua esposa, Regina Lúcia Rito Nunes e seus três filhos.
Em 1988, Sr. Gonçalves se apaixonou pela cidade durante uma viagem e decidiu que, ao se aposentar, retornaria para viver no tão sonhado local. No ano de 2000, conseguiu realizar seu desejo e se tornou morador, pouco tempo depois convenceu grande parte da família a se mudar para a cidade.

Anexo 2 e 3 – Centro Geriátrico
O espaço do Centro Geriátrico Paulino Freire Canellas, da secretaria de Saúde, agora possui diversos consultórios, que disponibilizam equipamentos que irão proporcionar um melhor atendimento aos idosos.
O local conta com médico geriátrico, enfermeiros, coleta laboratorial, massoterapia, fisioterapia, fonoaudiologia, audiometria, assistente social, psicóloga e nutricionista para qualquer idoso. Além disso, é um serviço de atenção ambulatorial que realiza acolhimento, avaliação e orientação aos pacientes acima de 60 anos.
Para ter acesso aos serviços, os idosos interessados precisarão ser encaminhados pela Unidade Básica de Saúde (UBS), para que sejam agendados para o atendimento no equipamento, levando a Guia de Referência e Contra referência relatando o motivo do encaminhamento, o histórico clínico, o exame físico, a hipótese diagnóstica e o tratamento indicado aos pacientes.

Anexo 4 – Centro de Reabilitação
O Centro de Reabilitação João Clímaco da Costa é responsável pela recuperação de pacientes que necessitam de fisioterapia contínua. Este é ofertado não só para idosos, mas também para todos os usuários encaminhados pela Central de Regulação, localizada na sede da Secretaria de Saúde.
Com a criação da Cidade do Idoso, o Centro de Reabilitação foi realocado para o local visando trazer mais comodidade a este perfil de usuário, com acompanhamento de fisioterapeutas especializados e constantemente capacitados.
Para ter acesso ao serviço, os usuários precisarão receber atendimento pelo clínico geral da Unidade Básica de Saúde (UBS), onde receberão a guia para Central de Regulação, que fará o devido agendamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *