Homem que matou a facadas porteiro de colégio durante roubo já havia sido preso duas vezes

Rennan de Oliveira da Silva Santos, de 21 anos, preso pela morte a facadas do porteiro Sebastião Lair Hipólito, de 65 anos, já havia sido preso outras duas vezes. As duas prisões foram pelo crime de roubo mediante a ameaça.

A primeira prisão de Rennan, em 2021, durou menos de cinco meses. Três meses depois de deixar a cadeia, ele foi preso novamente. Dessa vez, Rennan ficou um ano e seis meses preso. Contudo, o Tribunal de Justiça do Rio revogou a prisão preventiva do assaltante. Na decisão, de maio do ano passado, a justiça concedeu o direito de Rennan responder pelo crime em liberdade.

Ataque cruel

Sebastião, que era porteiro da Rede MV1 de Icaraí, na Rua Gavião Peixoto, em Niterói, estava abrindo a escola quando viu Rennan no corredor carregando objetos da instituição de ensino. Testemunhas disseram que Sebastião tentou impedir o assalto e brigou com o ladrão. Rennan pegou uma faca e atacou o porteiro.

“A vítima tentou defender a escola, tentou defender os bens ali, mas não teve sucesso”, comentou o a delegada Melisa Felizzola, responsável pelas investigações.

 

Sebastião Lair Hipólito — Foto: Reprodução

Na saída, Renan ainda roubou o celular de Sebastião, levou a bolsa de outra funcionária e ainda avisou que deixou o porteiro agonizando dentro da escola. Na fuga, o ladrão roubou também uma bicicleta.

Segundo o major Abraão Climaco, coordenador da Operação Segurança Presente de Niterói, a PM já estava procurando pelo criminoso.

“A gente já tinha a qualificação dele, já sabia quem era. Já tinha todas as características dele, era questão de tempo. Infelizmente teve esse crime cruel”, lamentou o major.

 

As investigações apontam que ele praticava assaltos por bairros de Niterói usando uma faca e garrafa de vidro quebrada para ameaçar as vítimas. O criminoso vai responder por latrocínio, que é o roubo seguido de morte.

Tratamento psiquiátrico

A Polícia Civil informou que Rennan é usuário de drogas e que ele mesmo decidiu se internar no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, também em Niterói. Contudo, o assaltante saiu da unidade de saúde sem autorização dos médicos, na última terça-feira.

Na quarta-feira (21), um dia depois de deixar o hospital sem autorização, Rennan foi flagrado por uma câmera de segurança do bairro Santa Rosa.

Um homem de camiseta branca aparece conversando com outras pessoas na rua. Logo depois, ele vai embora de bicicleta. Nesse momento, é possível ver Rennan indo na direção da vítima. Ele faz ameaças e leva a bicicleta.

Parentes lamentam

Nas redes sociais, parentes e amigos de Rennan deixaram mensagens em sua homenagem. O colégio onde ele trabalhava também lamentou o ocorrido.

“Esse ato de absoluta monstruosidade nos enluta, nos choca, nos atordoa. Estamos profundamente consternados pela perda irreparável de uma pessoa de convivência diária, gentil, educada, responsável, um homem de família, um trabalhador”, escreveu o perfil da escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *