Hemorio e CazéTV levam centenas de jovens a doar sangue
Parceria ajudou o hemocentro a arrecadar 492 bolsas de sangue no sábado (7), batendo recorde do ano passado de doações num único dia
Pelo segundo ano consecutivo, o Hemorio e a CazéTV realizaram uma campanha para incentivar a doação de sangue, especialmente entre os jovens, que compareceram em massa no sábado, 07/12, à sede da unidade, no Centro do Rio. A campanha, que contou a presença de boa parte do elenco da TV, incluindo o fundador Casimiro Miguel, superou a ação do ano passado ao arrecadar 492 bolsas num só dia.
A jovem Beatriz Imamura, de 19 anos, moradora da Cidade Nova, disse que soube da campanha pelas redes sociais e foi ao Hemorio para o gesto, que ela considera simples.
“Venho pelo segundo ano consecutivo, pois considero a doação um ato de solidariedade. Hoje, eu ajudo, amanhã, sou beneficiada. É uma corrente com vários elos que fica forte com a participação de todos”, declarou a estudante de Educação Física.
Gustavo Marques de Lima disse que chegou ao Hemorio às 6h40 para doar. Segundo ele, esse é um hábito que herdou do pai. “É uma tradição familiar que está na segunda geração e segue em nossa família”, contou o universitário, de 21 anos.
“Tenho um exemplo em casa e resolvi seguir. Não custa nada você beneficiar outra pessoa de forma voluntária. As campanhas são fundamentais para fomentar o movimento e ampliar a captação de bolsas para o Hemorio que distribui para hospitais e maternidades”, frisou.
O evento contou com uma organização especial. O público teve à sua disposição água para hidratação, música com DJ, totem de boas-vindas e um lounge montado no pátio da unidade (espaço de convivência). Ao fim da doação, muitos voluntários tiraram fotos com o influencer Casimiro Miguel, no Salão do Doador. A TV Cazé também preparou camisas alusivas ao evento a todos os participantes.
“São dois anos de uma parceria legal. No primeiro, foi histórico com a quebra de recorde de doadores para o Hemorio e agora de novo. Mas não é só sobre bater recordes, é, sim, ajudar ao próximo. Estamos perto do período de festas e a campanha ajuda a salvar vidas com as bolsas de sangue. Queremos atrair mais jovens para a unidade e criar uma cultura de doação permanente. Muitos, que estiveram em 2023, voltaram aqui novamente. Isso é muito positivo”, destacou Casimiro Miguel.
O diretor do Hemorio, Luiz Amorim, comemorou o êxito da segunda temporada de parceria com a CazéTV e a grande presença de jovens que doaram sangue para ajudar outras pessoas de forma altruísta.
“O primeiro ano de parceria foi um sucesso absoluto em que conseguimos arrecadar 478 bolsas de sangue para o hemocentro, mas, em 2024, fomos além. Temos o desejo de formar uma nova geração de jovens doadores conscientes, baixando a nossa idade média que é superior a 39 anos. Eventos como este aqui são fundamentais”, ressaltou Luiz Amorim, diretor do Hemorio.
Atenção aos requisitos para doação de sangue
É preciso ter entre 16 e 69 anos (ou entre 16 e 60 anos, para quem doa pela primeira vez), pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto.
Jovens entre 16 e 17 anos podem doar sangue somente com autorização do pai e da mãe, ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável e preencher formulário disponível no site do Hemorio.
Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Lembrando que a perfuração na região oral ou genital também é impeditivo para doações, enquanto houver uso da peça.
Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.
O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.