Tipos que se encontram em situação crítica são A- e AB-. Em baixa, O+, O- e B-
O Hemonúcleo de Barra Mansa segue necessitando de novas doações de sangue, sobretudo os tipos que se encontram em situação crítica: A- e AB-. No momento, os tipos O+, O- e B- estão em baixa, enquanto A+, B+ e AB+ estão em nível adequado. A unidade reforça que todo tipo de doação é bem-vinda. De acordo com a coordenadora da unidade, Thaís Mendes, apenas um ato de solidariedade e generosidade faz toda a diferença, podendo salvar até quatro vidas.
“É imprescindível que a população se conscientize sobre a importância dessa causa. Uma única doação pode ser decisiva para salvar diversas vidas, principalmente para quem está passando por cirurgias, tratamentos contra o câncer, quimioterapia e outros procedimentos”, afirma Thaís.
Ela ainda reforça que os estoques de sangue precisam ser mantidos em níveis seguros durante todo o ano, pois a necessidade é contínua. “A doação é um gesto simples, rápido e seguro, mas que tem um impacto profundo na vida de quem depende desse ato para sobreviver. Manter os estoques abastecidos é um compromisso coletivo com a vida”, completou.
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação. Menores de idade devem ter autorização de um responsável. Para doadores idosos, a primeira doação precisa ocorrer antes dos 60 anos. Pessoas que fizeram tatuagem devem aguardar seis meses após a sua realização.
O Hemonúcleo de Barra Mansa está localizado na Rua Pinto Ribeiro, nº 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, com exceção de feriados. Para mais informações, o telefone é o (24) 3512-0788.