Guardas municipais de Maricá fazem palestra sobre bullying na rede de ensino

Atividade aconteceu nesta quarta-feira (16/10) e contou com a participação de 30 alunos do 6° ano da Escola Clério Boechat

O Grupamento Ronda Escolar (GRM) da Guarda Municipal de Maricá promoveu nesta quarta-feira (16/10) uma palestra sobre bullying e cyberbullyng na Escola Municipal Clerio Boechat, no Flamengo. Ao todo, 30 alunos do 6° ano participaram da atividade e ouviram temas relevantes que ocorrem no ambiente escolar.

Na ação, os agentes dialogaram com os estudantes sobre regras de convivência escolar, dano ao patrimônio público, desrespeito ao professor, além dos atos infracionais que os adolescentes podem cumprir. “A escola é um ambiente de paz, para fazer amigos, estudar e brincar no tempo livre. O bullying e o cyberbullying não eram mais para acontecer, mas infelizmente ocorrem. A gente tem vindo nas escolas para falar sobre os direitos e deveres dos alunos e mostrar diversos problemas que podem ter no futuro”, explicou a guarda municipal Sabrina.

Outro agente do Grupamento Ronda Escolar, Henrique Ornellas, falou da importância dos alunos compreenderem os efeitos que as medidas protetivas podem acarretar no futuro. “Tem criança que não sabe a gravidade do bullying e os efeitos que podem causar. Eles podem ganhar uma medida protetiva e ficarem em liberdade assistida ou até mesmo serem enviados para o Degase, cumprindo ações sócio educativas”, destaca Ornellas.

Aluno do 6° ano, Nathan, de 11 anos, comentou o que não se deve fazer no ambiente escolar e nos locais públicos.

“A gente não pode deixar o colega triste por causa do bullying, porque depois ele não quer vir à escola e não quer brincar. Aqui na escola a gente tem que estudar e brincar quando pode. Não podemos também ficar quebrando mesas, cadeiras, escrevendo nas paredes da escola. Outros colegas do turno da tarde vão usar e precisa estar conservado”, disse o aluno Nathan.

Palestras na rede de ensino

Todas as turmas da Escola Municipal Clerio Boechat vão receber as palestras do Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal.  O projeto também irá se expandir para as escolas da cidade, incentivando as crianças e pré-adolescentes a não praticarem o bullying e cyberbullying e conhecerem os problemas que o infrator e a vítima podem ter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *