Grupamento de Ações com Cães da GM se forma em mais uma especialização, em Mangaratiba

O Grupamento de Ações com Cães (GAC) da Guarda Municipal de Mangaratiba acaba de completar mais um curso de especialização. A formatura do ‘1º Curso de Condutor de Cães do DEGASE’ (Departamento Geral de Ações Socioeducativas do RJ), aconteceu na última sexta-feira (19), na cidade do Rio de Janeiro. Dois agentes de Mangaratiba concluíram a capacitação, que tem como foco ampliar ações de segurança pública com apoio de cães de detecção.
As aulas foram ministradas pela Divisão de Ações com Cães (DAC) do DEGASE, entre os dias 9 e 19 de maio. Os agentes da Guarda Municipal de Mangaratiba, Aurenível Oliveira e Daniel Sathler, disputaram vaga na especialização com 60 candidatos, sendo selecionados para a turma formada por 24 alunos.
Os participantes foram instruídos sobre o treinamento de cães para ações de segurança, como o faro de entorpecentes, de aparelhos eletrônicos, explosivos, armas e munições. Além de adquirir mais conhecimentos sobre guarda, condução, proteção e intervenções com o uso do animal, os agentes agora poderão transmitir os ensinamentos para os demais agentes do GAC de Mangaratiba.
Durante as aulas práticas do curso, os alunos tiveram a oportunidade de visitar canis de instituições do estado, como: a Seção de Operações com Cães (SOC) da CORE/Polícia Civil, o Batalhão de Ações com Cães (BAC) da PMERJ, e o Grupamento de Operações com Cães (GOC) da SEAP-RJ (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária). Os agentes tiveram também contato com programas socioeducativos oferecidos aos menores que estão sob custódia do DEGASE. A ideia é, futuramente, implementar projetos semelhantes no município.
Marcaram presença na cerimônia de formatura dos agentes, representando Mangaratiba, o Secretário de Segurança, Bruno Soares, o Assessor jurídico do gabinete, Dr. Adilson Câmara, e o Coordenador do GAC, Marcos Lopes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *