15 de março de 2025

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Governo prepara a 12ª Semana Nacional de Educação Financeira, prevista para maio

A 12ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) será realizada de 12 a 18 de maio de 2025 e terá como tema central “Educação Financeira para Crianças e Jovens: Preparando a Sociedade para Escolhas Conscientes” .

A Semana ENEF, organizada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), representa um esforço coletivo pela educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal. A iniciativa conta com a participação de instituições públicas, privadas e da comunidade escolar, com o objetivo de compartilhar conhecimentos, estimular atitudes e comportamentos e construir, desde cedo, uma base sólida para a tomada de decisões financeiras por parte de todos os brasileiros.

 

Participe com sua iniciativa

A organização do evento convida instituições de todos os setores a contribuírem, seja promovendo atividades próprias ou em parceria com os membros do FBEF. O objetivo principal é sensibilizar crianças, adolescentes e jovens de forma direta, destacando a importância de hábitos financeiros saudáveis para o futuro.

Instituições interessadas em participar já podem começar a planejar e organizar ações para a Semana ENEF 2025. Informações sobre o cadastramento das iniciativas na agenda oficial do evento serão divulgadas em breve.

 

Sobre a Semana ENEF

Desde 2014, a Semana ENEF tem se consolidado como um evento nacional de referência na promoção da educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal. Reunindo diversas iniciativas gratuitas em todo o Brasil em 2025, seu foco principal será preparar crianças, adolescentes e jovens para um futuro financeiramente mais consciente.

Durante a semana, poderão ser promovidas atividades voltadas, por exemplo, para:

  • Disseminação de conhecimentos básicos de finanças desde a infância;
  • Capacitação de educadores para tratar sobre educação financeira;
  • Promoção do diálogo sobre educação financeira no âmbito escolar e familiar;
  • Estímulo a hábitos financeiros saudáveis e escolhas responsáveis entre os jovens.

Contudo, o tema da Semana ENEF é apenas uma referência para orientar o desenvolvimento de novas ações, que não impede os participantes de abordarem outros assuntos de seu interesse – criatividade é um componente importante do sucesso dessa iniciativa. O essencial é observar as diretrizes da Estratégia Nacional de Educação Financeira (entre elas, prevalência do interesse público; atuação por meio de informação, formação e orientação; e proibição de oferta de produtos e serviços nas atividades promovidas).

 

Sobre o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF)

Criado em 2020, o FBEF coordena a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e promove ações colaborativas para elevar o nível de educação financeira no Brasil. Sua presidência é rotativa e, em 2025, está sendo exercida pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

A ENEF tem foco em iniciativas, projetos e programas realizados pelos integrantes do Fórum, tanto de forma individual quanto por meio de parcerias com instituições públicas, privadas ou do terceiro setor.

Além da Susep, compõem o Fórum:

  • Banco Central do Brasil (BCB).
  • Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
  • Tesouro Nacional – Ministério da Fazenda (MF).
  • Ministério da Previdência Social (MPS).
  • Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC).
  • Secretaria Nacional do Consumidor – Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon).
  • Ministério da Educação (MEC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *