Governo do Rio vai reformar pontão de partida para competições de remo na Lagoa
Reforma é essencial para as competições previstas para este ano: Pré-Olímpico e Campeonato Sul-Americano de Remo, que ocorrerão entre os dias 14 e 22 de março
Para garantir a excelência das condições para a prática do remo e a realização das competições previstas para este ano na Lagoa Rodrigo de Freitas, o Governo do Rio está promovendo a reforma do pontão de largada do Estádio de Remo da Lagoa. Os trabalhos estão sendo feitos para as provas do Pré-Olímpico e do Sul-Americano de Remo, que ocorrerão entre os dias 14 e 22 de março na capital fluminense. Para a realização das competições, no total, serão investidos R$ 80.722,00 da Contrapartida Social da Lei estadual de Incentivo ao Esporte, que também garantiram medalhas, troféus e outros itens necessários para as disputas.
O pontão de partida instalado na Lagoa Rodrigo de Freitas, que foi palco das Olimpíadas Rio 2016, vinha sofrido com o desgaste natural ao longo dos anos, apresentando sinais de deterioração que comprometiam sua funcionalidade e segurança. Com a reforma, o Governo do Rio está assegurando as condições adequadas não apenas para a prática do remo na região, mas também para a realização das competições marcadas.
— A preservação das estruturas utilizadas na prática do remo é essencial não apenas para a continuidade de um esporte tradicional no Rio de Janeiro, mas também para a promoção da saúde, do lazer e da identidade cultural da nossa população. Além de ser um celeiro de talentos, com um histórico invejável de medalhistas olímpicos e mundiais, o remo carioca representa um legado que deve ser cuidadosamente mantido para as gerações futuras — afirmou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
A reforma do pontão de largada do Estádio de Remo da Lagoa conta com a recuperação das partes rolantes entre os píeres, a instalação de protetores entre os píeres centrais, substituição das madeiras ecológicas danificadas, revisão dos cunhos de atração, fixação dos anéis de poitas e a lubrificação das partes necessárias.
Além da importância esportiva e cultural do remo, o serviço também contribui para a promoção do turismo esportivo no estado, atraindo investimentos, competições nacionais e internacionais, e oferecendo uma área revitalizada para o lazer e entretenimento da população.
— A parceria entre a Confederação Brasileira de Remo e o Governo do Rio foi fundamental para a realização das provas. O remo é um esporte tradicional em nosso estado, que traz benefícios para a saúde, o lazer e a identidade cultural da população. Além disso, temos um histórico de excelência, com diversos medalhistas olímpicos e mundiais. Agradecemos à Secretaria Estadual de Esporte e Lazer pelo trabalho e comprometimento nessa importante iniciativa — disse Magali Moreira, presidente da Confederação Brasileira de Remo.
Primeiro ouro individual do remo brasileiro em Pan-Americanos (single skiff masculino) e um dos seis integrantes da equipe brasileira no Pré-Olímpico em busca de uma vaga para Paris2024, Lucas Verthein afirmou que a iniciativa é fundamental para que o Rio de Janeiro possa não apenas receber o Pré-Olímpico e o Sul-Americano, como muitas outras competições internacionais.
— O pontão de largada é uma estrutura fundamental para os atletas de remo e de diversos outros esportes que dependem dele para competir. O comprometimento do Governo do Estado em auxiliar na sua reestruturação e reforma é uma contribuição importante para a sociedade e para o desenvolvimento do remo e de outras modalidades praticadas na Lagoa. O Rio de Janeiro é hoje uma potência esportiva no Brasil, e essa ação demonstra nosso potencial para alcançar feitos extraordinários e nos consolidar como um celeiro de talentos reconhecido mundialmente — avaliou Verthein, campeão do Pan de Santiago-2023 e consagrado como o melhor atleta do ano em seu esporte no Prêmio Brasil Olímpico, concedido pelo COB.
A Contrapartida Social da Lei de Incentivo ao Esporte permite que parte do patrocínio recebido em eventos esportivos incentivados pelo Governo do Rio seja direcionada para fortalecer o esporte em todo o estado. Os recursos podem ser utilizados em ações que promovam práticas esportivas e gerem impacto social em diversas regiões, levando políticas públicas para áreas com pouco acesso a serviços e com grande número de moradores em situação de vulnerabilidade social.