Governo do Rio leva alunos de projeto social da Mineira e da Providência a competição de montanhas em Grumari

A Liga World Trail Races inicia, neste sábado, a temporada de 2024 com a etapa WTR Praias Selvagens com apoio institucional da Secretaria de Esporte e Lazer
 

Atletas amadores e profissionais que gostam da adrenalina dos esportes de montanha contam com uma programação imperdível neste fim de semana. A World Trail Races (WTR) abre a temporada de 2024 com a etapa da WTR Praias Selvagens neste sábado (9), a partir das 7h, na praia de Grumari, Zona Oeste do Rio. Com inscrições esgotadas, os participantes vão correr percursos de 8km, 12km e 22km, além *da Kids Race, voltada para as crianças, de 1 a 14 anos. Com recursos da contrapartida social da Lei de Incentivo ao Esporte, o Governo do Rio vai levar 50 crianças de projetos sociais para participar do torneio.

– A World Trail Races não é apenas uma competição esportiva; é um estilo de vida que promove o ecoturismo, a sustentabilidade e impulsiona a economia das cidades por onde passa. A Liga WTR reúne a comunidade de praticantes de Trail Run e MTB de várias localidades do Brasil, e a escolha do Rio de Janeiro para abrir essa temporada nos engrandece e é um reconhecimento de que o estado vem se consolidando cada vez mais como a casa do esporte do Brasil. O Governo do Rio fica feliz de contribuir para que alunos de projetos sociais também possam participar dessa experiência, e desejar uma ótima competição a todos – disse o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

Ao todo, alunos de quatro projetos sociais foram contemplados com a iniciativa: são provenientes do instituto Anjinho Feliz, que atende comunidades do Centro do Rio de Janeiro, Abraço Campeão, com aulas de lutas no Complexo do Alemão, Instituto Tamo Junto Rocinha, na comunidade que dá nome ao projeto, e o Basquete Cruzada, na Cruzada São Sebastião, no Leblon . Com idade média entre 05 a 16 anos, as crianças fazem aulas de esporte e reforço escolar nas sedes das instituições convidadas pelo WTR.

Com recursos da contrapartida social da Lei de Incentivo ao Esporte, o Governo do Rio vai garantir o transporte para levar os alunos do instituto Anjinho Feliz, que incentiva a prática esportiva através de artes marciais e futebol, além de oferecer suporte psicológico e apoio escolar às crianças do Complexo do São Carlos, no Estácio, e da comunidade Pedra Lisa, no Morro da Providência, todas atendidas atendidas pelo projeto.

Completando 10 anos em 2024 e 28 edições realizadas, A WTR desenvolve conexões únicas com os atletas e com a natureza durante toda a temporada, se tornando a maior experiência de conexão com a natureza do Brasil. Esta é a 4ª edição da etapa de Praias Selvagens, que é classificada como uma WTR 5 mil no Ranking WTR de Trail Run, oferecendo aos competidores a chance de subir ao topo do pódio. A prova tem realização e promoção da 213 Sports, vertical de esportes da V3A Connected, da Speed Eventos Esportivos e da AEESB.

– A 213 Sports fica muito contente com esse crescimento da WTR, que começou há 10 anos em Arraial do Cabo. A etapa de Praias Selvagens está na quarta edição e marcou história na Liga WTR, porque foi a primeira praça em capital que executamos. Neste ano, estamos batendo recorde de inscrições e isso se dá, principalmente, através do apoio dos patrocinadores, das prefeituras e do Governo do Estado. A cada etapa a WTR reforça sua força junto aos interlocutores e se posiciona como nasceu para ser, uma plataforma de montanha sustentável, que busca, cada vez mais, a implementação das ODS. Entendemos que esse é o olhar dos eventos do futuro e estamos nessa direção – disse o Co-CEO e Diretor de Operações da 213 Sports, Yuri Binder

A WTR Praias Selvagens promete reunir os atletas em um cenário paradisíaco dentro de uma reserva ambiental cercada por morros, praias e montanhas, revelando locais ainda pouco explorados da capital fluminense. No entorno do evento, participantes e o público ainda contam com diversas atrações que incluem shows, praça de alimentação, área Kids, massagem gratuita e espaço de recuperação com crioterapia.

Além da competição, o Rio de Janeiro oferece uma infinidade de atrações turísticas que encantam visitantes de todo o mundo. Nas proximidades da Praia de Grumari, local da etapa, os participantes poderão desfrutar de pontos turísticos como a famosa Prainha e a Pedra do Telégrafo – cartão postal cada vez mais destacado em redes sociais como o Instagram.

Para mais informações, acesse esporte.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *