8 de julho de 2025

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Governo do Rio abre edital para fortalecer rodas de samba no estado


Chamada pública “Berço de Bambas” vai apoiar propostas culturais em diferentes regiões

O Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, lançou, nesta quarta-feira (02/07), a chamada pública nº 17/2024 — “Berço de Bambas”, que tem como objetivo apoiar a circulação de rodas de samba em todo o território fluminense. A iniciativa valoriza uma das expressões culturais mais autênticas do estado e reconhecidas como patrimônio imaterial brasileiro.
 
Podem se inscrever propostas de artistas, coletivos, grupos ou produtores culturais que realizem rodas de samba em espaços públicos ou privados com acesso gratuito ou popular. A seleção contemplará projetos que promovam o acesso democrático à cultura, estimulem a formação de público e fortaleçam a identidade do samba como manifestação popular.
 
– O samba é parte da alma do nosso povo. Apoiar sua preservação e difusão é mais do que um compromisso com a cultura: é um ato de respeito com a nossa história e com quem a constrói todos os dias – afirmou o governador Cláudio Castro.
 
O edital prevê apoio financeiro a diversas propostas e busca ampliar a presença do samba em regiões que historicamente contribuem para a formação desse gênero musical, como a capital, a Baixada Fluminense, o interior e comunidades quilombolas. A chamada também incentiva a valorização da memória, da oralidade e do protagonismo de artistas locais.
 
– O samba é raiz, é resistência, é celebração. Apoiar as rodas de samba é reconhecer a força viva da nossa cultura e garantir que ela continue pulsando em todas as regiões do estado – destacou a secretária de Cultura e Economia Criativa, Daniella Barros.
 
As inscrições já estão abertas. Mais informações estão disponíveis no site oficial: www.cultura.rj.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *