Governo do Estado promove Caminhada Prevenção Presente em Duque de Caxias

Na manhã deste sábado (09/03), o município de Duque de Caxias foi palco da Caminhada Prevenção Presente, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química e do programa Rio Sem LGBTFobia, em parceria com a Prefeitura.

–  O evento é de suma importância. É um território central de Duque de Caxias. Estamos entre duas comunidades da Baixada Fluminense. Estar tratando e abordando a prevenção à dependência química e ao abuso de álcool é fundamental para o povo aqui do entorno. Este local recebe muitas pessoas diariamente. São em sua maioria moradores de rua, moradores da comunidade e pessoas em vulnerabilidade social  – disse Leandro Graciolli, coordenador do Centro de Cidadania LGBT Baixada 1.

A caminhada partiu do Complexo de Direitos Humanos de Duque de Caxias, onde fica o Restaurante do Povo da cidade. O local também foi base para o oferecimento de serviços diversos como vacina contra a dengue e gripe, atendimento odontológico para adultos e crianças, aferição de glicose e pressão, testes de HIV, isenção na emissão de documentos, doação de roupas e banhos para moradores de rua.

–  Foram quase 50 serviços para atender essa população nos âmbitos da saúde, documentação,  jurídico, da higiene e tantos outros serviços aos quais eles não têm fácil acesso – disse Mariléia de Paula, subsecretária de Prevenção à Dependência Química.

Além dos atendimentos, foram distribuídas cerca de 800 quentinhas gratuitamente aos frequentadores da ação, que ainda terminaram a manhã bem alimentados.

Márcio Santana, eletricista, que utilizou o atendimento odontológico e também emitiu a segunda via de sua certidão de nascimento, comemorou o evento em sua cidade.

–  Achei tudo muito bom, porque ajudas pessoas que não tem tempo e acesso para chegar a esses serviços. Sábado é um bom dia para isso, pois permite que quem trabalha, consiga um tempo para resolver muitas questões que acabam ficando acumuladas pela falta de tempo ou falta de acesso – disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *