Governo do Estado garante segurança e organização antes do Réveillon de Copacabana

Policiamento reforçado, tecnologia de ponta e esforço conjunto estão em plena operação para receber milhões de pessoas na orla

 

O Governo do Estado do Rio de Janeiro colocou em prática desde o início desta terça-feira (31/12) o esquema especial de segurança para o Réveillon de Copacabana. Com mais de 3.300 policiais atuando na orla, drones equipados com câmeras de reconhecimento facial e bloqueios estratégicos, a operação busca garantir tranquilidade e organização para as milhões de pessoas que participam da maior celebração de Ano Novo do país.

Agentes contam com apoio de drones de alta tecnologia, conectados ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Móvel, que coordena as ações em tempo real. Esses equipamentos auxiliam na identificação de suspeitos e no monitoramento do fluxo de pessoas, garantindo respostas rápidas a possíveis ocorrências.

– Hoje, o que vemos em Copacabana é o resultado de investimentos em tecnologia e integração. Estamos preparados para oferecer uma experiência segura e inesquecível para os cariocas e turistas que escolheram o Rio para celebrar a virada do ano – destacou o governador Cláudio Castro, que já investiu mais de R$ 4 bilhões em segurança em sua gestão.

 

Bombeiros inovam em operações de emergência

O Corpo de Bombeiros também aposta em tecnologia para reforçar a segurança no último dia do ano. Drones equipados com megafones e faróis de longo alcance, capazes de iluminar áreas de até 900 metros mesmo em condições adversas, operam desde cedo na orla de Copacabana. Esses equipamentos ajudam nas ações de resgate e prevenção de incidentes.

Outra novidade é a utilização de médicos em motos aquáticas, uma tecnologia inédita no mundo, que permite reduzir em até 80% o tempo de atendimento em emergências marítimas. As equipes contam com 160 bombeiros posicionados estrategicamente na orla, incluindo 77 guarda-vidas e 20 postos de salvamento.

 

Monitoramento reforçado

A Polícia Militar mantém bloqueios nas vias de acesso e trabalha com câmeras de monitoramento instaladas em pórticos e nas ruas de Copacabana e do Leme. Essas câmeras, integradas ao CICC e ao 19º BPM, capturam imagens em tempo real para a identificação de ocorrências.

Já o programa Segurança Presente atua com 120 policiais e 40 viaturas na região. Os agentes também distribuem para as famílias pulseiras de identificação visando a proteção dos menores de idade. Ao todo, a PM disponibiliza 3.300 agentes para Copacabana e adjacências.

 

Orla segura

Pela primeira vez no Rio, Ana Luisa Valadares, residente jurídica de Tocantins, de 23 anos, elogiou a organização do evento. 

– Chegar a essa cidade maravilhosa e ver todo esse esquema de segurança funcionando nos deixa muito mais tranquilos. Já visitei vários pontos turísticos e estou apaixonada. É uma experiência incrível poder celebrar em um lugar tão lindo e com tranquilidade – afirmou.

Já a comerciante carioca Juliana Catharino, de 42 anos, destacou a eficiência da operação.

– A diferença que a gente vê é enorme, principalmente para nós que temos comércios aqui em Copacabana. Tem policiamento em todo canto, os bloqueios estão bem organizados e o pessoal se sente mais seguro. Isso chama clientes e ajuda muito a quem trabalha por aqui – comentou.

Com as ações em pleno funcionamento, o público começou a ocupar a orla desde cedo. Muitos chegam para garantir um lugar privilegiado na areia para aproveitar a programação de shows e a tradicional queima de fogos. A expectativa é de que 2,5 milhões de pessoas compareçam a Copacabana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *