Governo do Estado atua com 730 máquinas nos municípios afetados pelas chuvas

Do planejamento ao operacional, a missão determinada pelo governador Cláudio Castro era clara: minimizar os transtornos e garantir a mobilidade para que não faltasse o socorro necessário às cidades atingidas pelas chuvas. Para isso, desde as primeiras horas de sexta-feira (22), o Governo do Estado contou com a mobilização de 730 máquinas que fazem parte dos trabalhos executados pelas Secretarias do Ambiente e Sustentabilidade, das Cidades e a de Infraestrutura e Obras Públicas. Retroescavadeiras, caminhões pipa e muitos outros equipamentos foram fundamentais para garantir a limpeza de rio, desobstrução de ruas e até abastecimento de água em unidade hospitalar.

 – O bem-estar das pessoas é a minha prioridade. Neste fim de semana, nosso principal trabalho foi garantir a trafegabilidade e o deslocamento dos moradores e das equipes que operam para recuperar as localidades. Priorizamos as ações emergenciais e, a partir desta segunda-feira (25), começaremos a apoiar os projetos de recuperação das cidades – disse Castro.

Atuantes sob o comando do governador, os secretários das pastas acompanharam as operações diretamente nas cidades. Em Petrópolis, Região Serrana, município com maior registro de chuvas em 72 horas, o secretário do Ambiente, Bernardo Rossi, fiscalizou as limpezas, desobstrução de ruas e resgate de pessoas em diversos bairros. Na Região Metropolitana, entre os equipamentos disponibilizados pelo secretário das Cidades, Douglas Ruas, estava o caminhão pipa que abasteceu o Hospital Municipal e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cachoeiras de Macacu. No Norte Fluminense, o secretário de Infraestrutura e Obras, Uruan Andrade, esteve em Bom Jesus do Itabapoana, apurando as demandas da cidade, para apoio nas ações que serão realizadas após as chuvas.

Por todo o estado

Escavadeiras, guindastes, retroescavadeiras, caminhões basculantes, caminhões pipas e tratores estão entre os 730 equipamentos distribuídos em todas as regiões do estado. Teresópolis, Bom Jesus de Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Nilópolis, Belford Roxo, Duque de Caxias e diversas outras cidades com registros superiores a 200 mm de chuvas em 72h foram as primeiras a receber o socorro estadual.

Dos 21 maquinários enviados a Belford Roxo e Duque de Caxias, por exemplo, 14 eram bombas para agilizar o escoamento das águas, otimizando a drenagem dos rios. Neste domingo (24), mais de seis rodovias estaduais contaram com equipes trabalhando na remoção de árvores e barreiras que caíram nas pistas, devolvendo a normalidade ao trânsito.

O Governo do Estado segue atuante para que a população tenha sua rotina normalizada o mais rápido possível. A população afetada pelas chuvas também conta com o atendimento que já está sendo dado pela Assistência Social e pela Defesa Civil estadual. A recomendação é para que não haja deslocamentos pelas cidades e em casos de emergências acionar equipes do Corpo de Bombeiros, através do 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *