28 de abril de 2026
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Governo do Estado anuncia operação especial de segurança e serviços para o show de Shakira

 
Com quase 8 mil agentes mobilizados, esquema terá reforço de 452 policiais militares em relação ao último megashow. Aparato tecnológico conta com reconhecimento facial, drones, helicóptero com holofote e patrulhamento marítimo


O Governo do Estado do Rio de Janeiro apresentou, nesta terça-feira (28/04), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro do Rio, a operação especial de segurança e serviços para o show da cantora Shakira, na Praia de Copacabana, no sábado (02/05). A ação vai mobilizar 7.927 agentes, sendo 5.692 estaduais e 2.235 municipais.

O planejamento terá reforço no policiamento, monitoramento em tempo real, uso de reconhecimento facial, drones, câmeras, bloqueios, revistas, atendimento médico, salvamento marítimo e ordenamento urbano. A operação segue o modelo integrado usado em grandes eventos no Rio.

Para o secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos, o planejamento reforça a capacidade do Rio de Janeiro de organizar eventos de grande porte com segurança e integração entre diferentes forças.

–  A segurança tem papel fundamental em um evento dessa dimensão. São quase 8 mil agentes envolvidos em uma grande operação, com planejamento detalhado, tecnologia de ponta e integração entre Estado e Município. O objetivo é garantir que as pessoas cheguem, aproveitem o show e voltem para casa com tranquilidade. A segurança pública também ajuda a preservar a imagem do Rio como cidade capaz de realizar grandes eventos – afirmou o secretário.

Polícia Militar

A Polícia Militar vai atuar com 3.756 policiais militares, 452 a mais do que no show da Lady Gaga. O número representa aumento de quase 14% no efetivo. Serão 145 viaturas na área do evento, sendo 70 com câmeras embarcadas e reconhecimento facial, além de 60 motopatrulhas, 78 torres de observação, cinco tendas de apoio na areia, quatro quadriciclos e oito cabines de reforço.

A corporação também terá um helicóptero equipado com holofote, com luzes capazes de melhorar a identificação de pessoas em movimento durante a operação. O patrulhamento marítimo será reforçado com uma lancha da PM, que dará apoio às equipes na orla.

O CICC Móvel ficará na Praça do Lido e vai apoiar o monitoramento das equipes nas ruas com seis drones e dezenas de câmeras extras com reconhecimento facial nos pontos de bloqueio e revista. Equipes especializadas em controle de multidão também estarão a postos. Em comparação ao último megashow, o número de equipes do Comando de Policiamento em Multidões passou de duas para quatro. Também atuarão dois grupos do Grupamento de Controle de Multidão.

Pontos de revista, bloqueios e patrulhamento

Ao todo, serão 18 pontos de revista com detectores de metal e reconhecimento facial e outros 18 pontos de bloqueio também com reconhecimento facial. As estações de metrô Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo terão revista com detectores de metal. O Túnel Coelho Cintra, conhecido como Túnel Novo, terá ponto de interdição.

A PM também fará varreduras com cães farejadores. Não será permitida a entrada de objetos cortantes, inflamáveis ou que possam colocar o público em risco.

Do Leme a Copacabana, será montado um cinturão de segurança, com drones, motopatrulhamento, patrulhamento marítimo e apoio aéreo. O policiamento também será reforçado no Aterro do Flamengo, Terminal Gentileza, Terreirão e Central do Brasil, além das vias de acesso e saída do show.

Polícia Civil

A Polícia Civil vai mobilizar 1.500 agentes, com reforço em todas as delegacias da Zona Sul, nos aeroportos e na Delegacia Especial de Apoio ao Turismo. Também haverá atuação da Delegacia do Aeroporto Internacional, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente e da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância.

A corporação terá três centrais de flagrante na Zona Sul, sendo uma delas exclusivamente voltada ao atendimento de casos envolvendo adolescentes infratores. As estruturas funcionarão na 12ª DP (Copacabana), na 13ª DP (Ipanema) e na Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade.

O Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos também vai funcionar com apoio de policiais e peritos criminais na região do show. A Polícia Civil terá ainda equipes da Delegacia de Atendimento à Mulher, da CORE e do Esquadrão Antibomba. A área de inteligência vai monitorar redes sociais para identificar possíveis crimes organizados antes do evento.

Segurança Presente e Lei Seca

O Segurança Presente terá 150 agentes em Copacabana, com apoio de 43 viaturas. A atuação começará às 22h de sexta-feira e seguirá até as 4h de domingo. As equipes ficarão nas principais vias de circulação, nos acessos à praia e nas entradas de hotéis.
O programa também terá uma base fixa em frente ao Copacabana Palace, ponto estratégico de circulação na orla. Bases do Segurança Presente no interior do estado serão reforçadas durante a Operação Shakira.

Já a Operação Lei Seca vai mobilizar 110 agentes. As blitzes serão reforçadas durante o evento e em outros pontos da Região Metropolitana ao longo do feriado. Também haverá ações educativas sobre os riscos de misturar álcool e direção nas praias e no entorno do show.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros vai atuar com 176 militares em Copacabana. O efetivo será distribuído em seis grupos de intervenção rápida, sendo quatro terrestres e dois marítimos.

A operação terá ainda 20 postos de guarda-vidas, com 54 militares ao longo da orla. Equipes de combate a incêndios, salvamento, socorro marítimo e atendimento pré-hospitalar ficarão nas áreas de maior concentração de público.

A estrutura contará com sete viaturas de salvamento, drones, embarcações e motocicletas para agilizar o deslocamento das equipes. De forma inédita no país, médicos em motos aquáticas vão reforçar a resposta a emergências no mar e na faixa de areia, reduzindo o tempo de atendimento em áreas de difícil acesso.

Apoio municipal

A operação Shakira também terá apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública e da Guarda Municipal do Rio. A estrutura municipal contará com 2.235 agentes, 101 viaturas, dez reboques e dois drones, com foco em fiscalização de ambulantes, combate ao estacionamento irregular, controle de ocupações irregulares e atuação em quiosques e barracas de praia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *