Furto de cabos afeta linha de transmissão no Jacaré; Light atua para garantir fornecimento
A Light informa que cabos da rede subterrânea da companhia, localizada no bairro do Jacaré, na Zona Norte do Rio, foram furtados na noite do último sábado (21/06). A ocorrência afetou uma das linhas de transmissão de 138.000 Volts, responsável por alimentar a subestação da região.
Atualmente, a unidade opera por meio de uma linha de transmissão alternativa, garantindo o fornecimento de energia para aproximadamente 35 mil clientes nos bairros do Jacaré, Maria da Graça e Benfica.
Equipes técnicas da companhia trabalham, de forma contínua, na recomposição da rede e na substituição dos cabos danificados. A previsão é que o serviço seja concluído até 30 de julho.
Durante esse período, caso ocorra um novo episódio de furto na linha remanescente, existe a possibilidade de interrupção no fornecimento de energia na região. Nessa hipótese, a Light está preparada para restabelecer o serviço para a maior parte dos clientes, por meio de manobras no sistema elétrico e da utilização de geradores que serão previamente instalados no local e acionados exclusivamente em caráter emergencial.
A empresa reforça que, em situações de contingência, dará prioridade ao atendimento de unidades que prestam serviços essenciais, como hospitais, postos de saúde e escolas. A distribuidora também prioriza clientes que dependem de equipamentos vitais, desde que estejam devidamente cadastrados na Agência Virtual no link
Furto de cabos: dados atualizados
A Light vem sofrendo com a ação de criminosos. De janeiro a 12 de junho deste ano, foram 115 ocorrências de furto de cabos de energia, totalizando 87,5 quilômetros de fiação vandalizada. As áreas mais afetadas têm sido bairros como Ipanema, Copacabana, Centro e Barra da Tijuca. Em 2024, foram registradas 351 ocorrências de furto de cabos, com a perda de aproximadamente 76 mil metros de material.