Funcionárias do Saae de Volta Redonda participam da Oficina da Família promovida pela Apae
Encontro tratou sobre a importância do mercado de trabalho para alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, incluindo o estágio de alguns deles na autarquia municipal
Funcionárias da área de Supervisão de Serviços Gerais que trabalham no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) participaram, nesta semana, da oficina da família – um encontro com responsáveis de alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) promovido pela instituição. O objetivo foi conversar sobre a importância da absorção e inserção dos alunos da Apae no mercado de trabalho da região, melhorando o seu desempenho e aprendizado como um todo.
Samir Dias, que é psicólogo no setor de Assistência Social da Apae, comentou sobre o tema “Inclusão no mercado de trabalho”, apresentado pelas servidoras do Saae-VR Nathália e Maristela. A autarquia municipal é a única instituição que tem um programa em parceria com a Apae para estágio de alunos escolhidos pela instituição, que vivenciam e aprendem sobre a rotina administrativa, promovendo desta forma uma inclusão dos alunos no seu âmbito social.
“Foi de grande valia e importância para nós, porque muitas famílias não entendem como que é essa proposta, e muitos têm receio de deixar o filho ir, não têm confiança em dar autonomia. Às vezes, por questão de não saber se vai perder o BPC (Benefício de Prestação Continuada), e foi tudo muito bem explicado”, elogiou Samir, citando que há famílias novas na Apae que não conhecem esse sistema de estágio, e o encontro foi oportuno para tomarem conhecimento.
Natália Rodrigues Leocádio, supervisora de Serviços Gerais no Saae-VR, explicou sobre a atuação dos alunos da Apae durante o estágio na autarquia, citando que é um momento em que há uma troca de conhecimentos.
“Quando eles estão aqui (Saae), a gente tem a possibilidade de ensiná-los e aprender com eles, mesmo diante das limitações, das educações que são necessárias. Podemos fazer essa inclusão e aprendemos muito. É uma oportunidade de olhar o próximo, viver as dificuldades, poder ajudar. Essa parceria entre o Saae e a Apae é muito positiva, tanto para eles (alunos) quanto para nós”, contou Natália, lembrando que o Saae conta com dois alunos da Apae participando do estágio, em períodos diferentes (manhã e tarde).
Estágio
Um desses estagiários é o jovem Max Emiliano da Silva Teixeira, de 24 anos, que está há dois anos participando das rotinas administrativas da autarquia e atua no período da tarde. “Todo mundo me chama, entrego documentos e faço outras coisas. Gosto do estágio e aprendi bastante com as pessoas aqui”.
O diretor-executivo do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza, o PC, conta que a parceria com a Apae tem promovido uma experiência importante para os servidores e o dia a dia da autarquia.
“Eles são disciplinados, cumprem o horário, vêm atender a distribuição de documentos e, acima de tudo, eu sinto no próprio Saae um carinho especial dos funcionários para com os alunos da Apae, ao ponto de ter uma emoção grande quando eles se despedem, tanto da parte do Saae como da parte dos alunos. E essa inclusão nos mostra que todas as pessoas têm algo a nos dar de importante. Todas elas, não importa em que situações estejam, sempre nos ensinam alguma coisa, e a gente sempre ensina alguma coisa. Essa é a função da nossa vida, uma troca de experiências e uma troca de energia. É muito bom estar com eles aqui”, destacou o diretor.