Força Aérea de Israel prepara caça F-16 para bombardeios na Faixa de Gaza
A Força Aérea Israelense divulgou um vídeo em que mostra os caças F-16 usados para bombardear a Faixa de Gaza nesta terça-feira. A ação, que causou ao menos duas mortes, ocorreu em meio a sinais de que o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu se prepara para embates prolongados na região.
A operação mais recente veio horas após ataques ordenados por Tel Aviv matarem 13 pessoas, incluindo três comandantes do grupo armado palestino Jihad Islâmica, atraírem repúdio internacional e a promessa de uma resposta unificada das facções palestinas.
Os bombardeios mais recentes em Khan Yunis, na parte sul de Gaza, deixaram dois feridos e tiveram como alvo um grupo de militantes não identificados. Paralelamente, Israel ordenou nesta terça o fechamento de rodovias em cidades perto de Gaza, orientou que seus cidadãos fiquem perto de abrigos antibomba e disse que convocaria alguns reservistas. Mais de 2 mil moradores do sul do país deixaram suas casas, segundo o jornal Haaretz.
Os ataques ordenados pelo governo mais à direita da História israelense vieram após uma semana conturbada de trégua mediada pelo governo egípcio. No dia 2, o prisioneiro palestino Khader Adnan, um dos líderes da Jihad Islâmica, morreu após 80 dias de greve de fome em Israel, catalisando ataques de ambos lados.