Fiocruz: aumenta o aumento de crianças internadas por VSR, diz Infogripe
Dados do último Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgados nesta quinta-feira, mostram o crescimento do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) entre crianças. Nas últimas quatro semanas, o VSR foi responsável por 48,6% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com resultado laboratorial positivo, enquanto o Sars-CoV-2 foi identificado em 29,5%. Os dados se referem ao período de 16 a 22 de abril.
Entre adultos de todas as faixas etárias, ainda há predomínio da Covid-19. Mas o novo boletim Infogripe aponta para redução do Sars-CoV-2 em várias unidades federativas e aumento dos casos associados aos vírus influenza A e B em diversos estados.
“Embora para o VSR ainda não tenhamos vacina disponível, levar às crianças para tomar as vacinas contra a gripe e contra a Covid-19 reduz a chance das crianças terem problemas respiratórios por esses outros vírus que também são perigosos. Isso diminui a própria exposição das nossas crianças ao sincicial nos hospitais e postos de saúde”, afirmou o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, em comunicado.