Feriado com muito esporte e cultura em Mesquita

Primeiro de maio foi marcado por um festival com apresentações dos alunos e atletas da prefeitura

Na última segunda-feira, dia 1º de maio, um festival repleto de apresentações culturais e esportivas mobilizou cerca de 500 participantes das oficinas e turmas oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Mesquita. O evento aconteceu das 8h ao meio-dia, no Tênis Clube de Mesquita, e envolveu partidas de futebol e handebol; disputas de judô, jiu-jítsu e xadrez; apresentações musicais, de danças urbanas, balé e arte circense; exposição de esculturas e pintura em tela; e, ao vivo, uma arte em grafite e um quadro sendo pintado por Julio Maranhão, aluno da oficina de Pintura em Tela da prefeitura e que ficou em terceiro lugar no Salão de Artes de Olinda, realizado em Nilópolis, no ano passado.

Entre as atividades que mobilizaram mais pessoas, podemos destacar o futebol, com 200 participantes; o handebol, com 70; e o jiu-jítsu, que reuniu 60 alunos, muitos que estão sendo preparados para o alto rendimento. Esse tipo de ação é importante porque treina alguns desses jovens para futuras competições. Por mais que não tenha uma premiação, o clima é bem parecido”, avalia Kleber Rodrigues, secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita.

Na ocasião, os munícipes também puderam buscar informações de como se inscrever nas oficinas culturais e atividades esportivas oferecidas pela Prefeitura de Mesquita. Quem estava com a documentação no local já conseguia fazer a matrícula, dependendo da disponibilidade nas turmas desejadas. Moradora da Vila Norma, Laura Lima, de 19 anos, ficou empolgada para aprender a jogar xadrez.

Eu vim acompanhando um amigo que já pratica lutas pela prefeitura, mas hoje veio apenas para assistir. Sinceramente, eu não sabia que Mesquita tinha xadrez sendo oferecido gratuitamente para a população. Eu aprendi a jogar no celular e sempre achei interessante. Agora, vou descobrir se consigo conciliar a minha agenda com os horários disponíveis”, conta.

Caminhos abertos

Aluno da oficina de Pintura em Tela oferecida gratuitamente em Mesquita, Julio Maranhão, de 29 anos, participou em 2022 do 1º Salão de Artes de Olinda, realizado na Igreja de São Sebastião, em Nilópolis. De lá, voltou com uma medalha de bronze no peito. O jovem se preparou com as aulas na sede da Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, no Centro.

Apaixonado pela atividade, Júlio se envolve nas artes desde os 15 anos. “A pintura me trouxe oportunidades e um reconhecimento profissional que outros tipos de expressões artísticas não trouxeram. Com as aulas na cidade, posso aprimorar, ainda mais, esse meu talento. Aliás, foi o próprio professor do curso quem me incentivou e me fez o convite para participar do concurso”, lembra ele, que no festival realizado na última segunda, pintou um quadro durante o evento. “Em abril, eu participei da 1ª Exposição de Artes, promovida pela APACEF (Associação dos Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal) e pela Associação Maçônica de Artes, Ciências e Letras do Estado do Rio de Janeiro, a AMACLERJ, e fiquei em segundo lugar”, conta Julio, orgulhoso.

O curso de Pintura em Tela, assim como diversos outros, é oferecido na Subsecretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. Para se inscrever, basta comparecer no local e levar a cópia do documento de identidade, CPF e comprovante de residência em Mesquita. Mas vale ressaltar que o número de vagas é limitado. A sede fica na Avenida Presidente Costa e Silva 1.898, no Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *