Falta de luz em Niterói e São Gonçalo entra no 5º dia; lojista deixa caminhão frigorífico ligado por 48 horas para não perder congelados
As prefeituras de Niterói e de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, estimam que 31 mil residências e comércios ainda estão sem luz desde a tempestade do último sábado (18). Esta quarta-feira (22) é o 5º dia sem energia para esses clientes da Enel.
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) ajuizou, nesta terça-feira (21), uma ação civil pública com tutela de urgência para que a Enel restabeleça, imediatamente, a luz de todos os moradores de Niterói, sob pena de multa de R$ 50 mil por cada consumidor lesado. Até a última atualização desta reportagem, a Justiça não tinha se manifestado.
A Prefeitura de Niterói afirmou que são aproximadamente 2 mil endereços sem energia elétrica. Pelo menos 2 escolas seguem afetadas e não abririam nesta quarta.
Na Central de Abastecimento de Niterói, no Barreto, a luz voltou, mas comerciantes ainda contabilizavam prejuízos.
Cícero Fernandes da Nóbrega, gerente de um dos mercados, contou que deixou seu caminhão frigorífico ligado desde segunda-feira (20) para tentar não perder alimentos congelados.
“Tivemos que tirar toda a nossa mercadoria refrigerada para armazenar no nosso caminhão. Eu não sei até agora se manteve a temperatura, porque é -20°C, mas, com o calor que estava, ainda precisamos avaliar se houve alguma perda”, disse Cícero.