Estado do Rio pode ter aplicativo com banco de currículos

Uma das principais pautas discutidas no Fórum Regional do Y20, realizado pela Alerj neste ano, foi a criação de uma plataforma de banco de currículos para ampliar as oportunidades de trabalho para os jovens fluminenses. O deputado estadual Vinicius Cozzolino (União) se adiantou e, antes mesmo da proposta chegar à cúpula do G20, apresentou o Projeto de Lei 3893/2024. O PL aprimora o programa de banco de currículos do RJ e propõe a criação de um aplicativo para facilitar o acesso dos jovens e das empresas recrutadoras. A proposta foi aprovada em 1ª discussão nesta quarta-feira (9) e segue para 2ª votação nas próximas semanas.
“Durante o fórum, a juventude destacou a necessidade de um aplicativo que permitisse o cadastro de currículos de forma mais dinâmica e acessível. Estou no parlamento para defender os interesses do povo, especialmente da nossa juventude. Criamos o projeto ouvindo suas necessidades e trabalhando para atender suas demandas. Um mandato participativo é essencial para a criação de políticas públicas eficazes”, afirma Cozzolino.
Segundo o PL, os dados coletados serão organizados por área de atuação e estarão acessíveis aos gestores públicos, empresas privadas e organizações do terceiro setor. O aplicativo contará com ampla divulgação por meio de redes sociais, veículos de comunicação e outros meios.
“A criação do aplicativo trará mais acessibilidade, dinamismo e eficiência na gestão dos currículos, promovendo uma administração pública mais transparente e estratégica. Com isso, será possível valorizar as competências dos cidadãos e facilitar o acesso de gestores públicos, empregadores privados e entidades do terceiro setor a profissionais qualificados”, destaca o deputado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *