Espetáculo ‘Pra onde vamos? Onde vamos parar?’ é atração no Teatro Raul Cortez durante a Semana do Meio Ambiente de Duque de Caxias

 

Peça teatral, realizada pela Oficina de Teatro do Projeto EDUC Fase II, abordará questões ambientais de forma lúdica e envolvente

A arte é uma grande catalisadora de transformações sociais. E é fazendo uso do poder transformador das artes cênicas que um grupo de 30 jovens apresentará o espetáculo ‘Pra onde vamos? Onde vamos parar?´, durante a Semana do Meio Ambiente de Duque de Caxias, no Teatro Raul Cortez, em 5 de junho. A produção, que busca sensibilizar a plateia sobre a urgência de agir e cuidar do planeta, com direção de Deco Baptista, é realizada pela Oficina de Teatro do Projeto EDUC Fase II – desenvolvido pela ONG Guardiões do Mar em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Por meio de uma performance de teatro e dança, o espetáculo combina música, textos e movimentos para proporcionar uma experiência lúdica e única ao espectador, promovendo um grito de alerta para as questões ambientais.

O teatro tem a capacidade de evocar emoções profundas e criar uma conexão empática entre o público e os personagens. Quando as peças abordam temas ambientais, essa conexão pode ajudar as pessoas a entenderem e sentirem a urgência desses problemas de forma mais pessoal e emotiva”, destaca o diretor do espetáculo e professor da oficina de teatro, Deco Baptista.

Ele ressalta ainda que o teatro é um meio eficaz de educação, por apresentar ao público informações complexas de maneira acessível e envolvente.

A Oficina de Teatro do Projeto EDUC Fase II também tem impactado e conquistado a adesão dos jovens participantes em prol da defesa do meio ambiente. “Nunca pensei em fazer parte de um grupo de teatro, mas com o passar das aulas, fui descobrindo como amava o teatro, me apaixonando, cada dia mais, por essa forma de arte. Lá, aprendemos sobre a natureza e a importância de conservá-la de uma maneira descontraída e leve”, conta Cauê, de 17 anos.

O teatro é uma ferramenta educacional poderosa que contribui para o desenvolvimento holístico dos jovens do Projeto EDUC Fase II. Ele oferece um ambiente acolhedor, seguro, rico e diversificado para o crescimento emocional, social, intelectual e cultural, preparando-os para o exercício da cidadania”, completa Deco Baptista.

A prática teatral apresenta grandes benefícios na formação dos jovens, fundamental para o desenvolvimento. Ela proporciona uma melhora na comunicação verbal, relação interpessoal com os outros e na comunicação com si próprio, auxiliando no processo de autoconhecimento. Utilizamos o teatro também como ferramenta da Educação Ambiental, para estimular a consciência ambiental dos jovens, objetivando desenvolver habilidades e modificar as atitudes em relação ao ambiente em que vivem”, define o coordenador geral do Projeto EDUC Fase II, Flávio Rabelo.

A apresentação ocorrerá no terceiro dia da Semana do Meio Ambiente de Duque de Caxias, realizada, de 3 a 7 de junho, pela Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal. Nessa data (5/6), das 13h às 16h, ocorrerão também uma solenidade de celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, a palestra Os desafios do saneamento básico e apresentação da Orquestra Tubônica. Outras informações sobre a Semana, no link: https://duquedecaxias.rj.gov.br/


:
Espetáculo teatral ‘Pra onde vamos? Onde vamos parar?’, na Semana do Meio Ambiente de Duque de Caxias
Data: 
05/06/2024
Horário: 15h
Local: Teatro Municipal Raul Cortez- Pça. do Pacificador S/N, Duque de Caxias, RJ
Entrada: gratuita
Classificação: livre

Projeto EDUC Fase II

Projeto EDUC Fase II conta com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e visa promover o protagonismo comunitário para a proposição de soluções aos problemas socioambientais identificados, sensibilizando adolescentes, jovens, lideranças, educadores e moradores.

Nesta segunda fase, novas comunidades caxienses estão sendo atendidas. Além de Campos Elíseos, Saraiva, Parque Bom Retiro e Parque Marilândia, incluídas na primeira fase (2018-2020), o Projeto passou a atuar nos bairros de Saracuruna, Xerém, Jardim Primavera e Parque Império. Assim como ocorreu na fase I, está sendo produzido um diagnóstico junto à população para identificar as principais questões e demandas dos moradores, para que possam ser trabalhadas de forma participativa.

Também estão ocorrendo ações integradas, como as oficinas para lideranças comunitárias, visando preparar os participantes para o enfrentamento de problemas cotidianos – como o correto descarte de resíduos sólidos pós-consumo e seus potenciais riscos. Todas as ações podem ser acompanhadas nas redes sociais do Projeto: facebook.com/projetoeducoficial e instagram.com/projetoeducoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *