Especialistas abordam os sintomas e impactos da menopausa para as mulheres no Câmara Rio Debate
Público ainda poderá conferir uma entrevista com a chef de cozinha Regina Tchelly e descobrir as belezas da trilha do Horto
No Brasil, o tema Menopausa ainda é um tabu. Foi o que revelou a pesquisa de uma companhia farmacêutica. Segundo o estudo, 65% das pessoas ouvidas confirmaram que tocar no assunto ainda gera um desconforto. A avaliação apontou outra preocupação, ao mapear que 8 a cada 10 mulheres brasileiras (79%) vivenciaram sentimentos psicológicos negativos devido à menopausa, incluindo ansiedade, depressão, constrangimento e vergonha. O número ficou muito acima da média mundial, que é de 66% entre as pesquisadas de outros países.
Com base nessa análise, o Câmara Rio Debate desta terça-feira (02/09) vai discutir qual o impacto da menopausa na saúde mental, na vida social e na carreira de mulheres. Que sintomas podem ser sentidos; como amenizá-los; como chefes, maridos e filhos podem ajudar mulheres que chegaram a esse estágio da vida?
No Rio, desde 2023, por iniciativa da Câmara de Vereadores, está em vigor uma lei que dispõe sobre a assistência integral à mulher em estado de climatério ou menopausa, prevendo a criação de políticas públicas e ações afirmativas. Recebemos no nosso estúdio a ginecologista Andréa Benazzi e a psicóloga especialista em Saúde Emocional Feminina no Climatério, Kátia Olivieri.
Toda a programação da emissora pode ser acompanhada ao vivo pelo YouTube da Rio TV Câmara ou pelo canal 10.3 da TV aberta. Confira outros destaques da semana:
O Meu Lugar: Vila Isabel
Você sabe qual foi o primeiro bairro planejado do Brasil? Há historiadores que afirmam, categoricamente, que foi Vila Isabel, que chega aos 153 anos, agora em setembro. Fundado por Barão de Drummond, um empresário brasileiro que levou a urbanização a região, foi inicialmente fruto do trabalho de uma companhia arquitetônica, no Século XIX, que ajudou a ordenar a área de uma grande sesmaria (terreno sem uso e que pertencia a Portugal), doada pela Coroa aos jesuítas, com estilo francês.
Drummond era um abolicionista, talvez por isso grande parte das ruas criadas na região tem nomes de pessoas que combateram ou marcos importantes para o movimento antiescravização. Uma delas, a Boulevard 28 de setembro, referência ao dia da assinatura da Lei do Ventre Livre, que concedeu alforria aos filhos de escravizadas nascidos no Brasil.
O próprio empresário foi eternizado na maior praça da região, a quem empresta o nome e onde ganhou um busto. Ela foi uma das áreas visitadas pela equipe de O Meu Lugar. O episódio, que será exibido na próxima segunda-feira (01/09), às 20h, relembra a importância dos bondes com tração animal, modernidade daquele período. E explica porque a Vila Isabel é considerada um dos berços do samba, lar do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos de Vila Isabel e de Martinho da Vila, presidente de honra da agremiação.
Circulamos ainda pelas calçadas musicais, de Noel Rosa, outro morador ilustre do bairro. E conversamos com poetas, boêmios e apaixonados pela Vila. Entre eles Analimar Ventapane, filha de Martinho, que reuniu amigos para uma roda de samba e muitas memórias.
Convivência com animais silvestres é tema de reportagem especial
Numa cidade que é parte de uma grande floresta tropical e repleta de reservas e unidades de conservação, não são raros os registros de animais buscando ou dividindo espaços ocupados por pessoas. Jacarés, cobras, macaquinhos, aves em áreas de lazer e até dentro de condomínios e casas, que por vezes divertem, mas também assustam os moradores.
Na Reportagem Especial desta quarta-feira (03/09), vamos falar sobre os desafios da nossa convivência com animais silvestres e o quanto precisamos de uma educação ambiental para estabelecer uma postura consciente e pacífica diante dos bichos, que estão nos habitats naturais deles.
Representantes do BioParque do Rio, da Polícia Ambiental, do Parque Natural Municipal de Marapendi e do Instituto Vida Livre nos mostram o comportamento que devemos adotar nesse cotidiano rodeado de animais. Ao se deparar com os bichos, o que devemos fazer? Alimentá-los, nos afastar ou tentar brincar? Além da TV aberta, nosso programa é exibido simultaneamente no Youtube da Rio de Câmara, no endereço @tvcamarario.
Rio TV Câmara entrevista a chef de cozinha Regina Tchelly
Isca de casca de banana, coxinha de jaca, bolinho de talo de couve, pastel com mix de folhas! A lista do cardápio inusitado, criado pela chef de cozinha, reúne outras curiosas receitas feitas a partir do reaproveitamento de ingredientes que tradicionalmente jogávamos fora. A criadora de tudo isso é Regina Tchelly, a convidada da vez do Câmara Rio Entrevista que vai ao ar na próxima quinta-feira (04/09), a partir das 20h.
Paraibana de nascimento, está há 24 anos no Rio, onde fundou o Projeto Favela Orgânica. Uma iniciativa que prega o uso do alimento de forma integral para evitar o desperdício. O conhecimento é difundido entre os moradores das comunidades dos morros da Babilônia e Chapéu Mangueira, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Mas não só. Regina já levou as oficinas e palestras para outros estados do Brasil, como Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Sul e para o Distrito Federal. Além de passagem pelo exterior: França, Itália e Uruguai.
O principal objetivo é estimular famílias a criar uma nova cultura de consumo, gerando mais comida com pouco e contribuindo para o combate à fome. Pegue o bloco de notas, de papel ou no celular, cole na telinha e acompanhe, entre as risadas da chef autodidata, novas formas de diversificar a alimentação. É na quinta-feira.
Rolezinho Carioca mostra as belezas da Trilha do Horto
O Rolezinho Carioca pegou a Estrada Dona Castorina, no Jardim Botânico, e foi até a Vista Chinesa, um dos mirantes com a vista mais incrível da cidade e ponto turístico que não pode faltar no roteiro de todo viajante ou morador do Rio. Mas nossa equipe não fez isso de carro. O passeio foi a pé, por dentro da Floresta Nacional da Tijuca, numa trilha que pode levar até algumas horas, dependendo do ritmo e do tempo de contemplação do que é encontrado pelo caminho. Além da vegetação, têm animais, cachoeiras e paisagens de encher os olhos.
Nosso guia foi um monitor ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio, que administra a área. A trilha tem sinalização e fica na região conhecida como Serra da Carioca e é um dos diversos caminhos que permitem a incursão pela maior floresta replantada pelo homem no mundo, referência nacional e internacional de patrimônio natural e cultura. Se você gosta de aventura, não perca. Se gosta de admirar as belas paisagens cariocas, também não deixe de assistir e descobrir os segredos e as dicas de um passeio sem igual.
Resumo da Semana
Tudo o que foi discutido, aprovado e transformado em lei ao longo da semana legislativa para melhorar o dia a dia da cidade e a vida dos cariocas é sintetizado neste nosso programa, que é apresentado aos sábados, às 16h20. Ele mostra de uma forma mais simples e objetiva o que tem sido destaque nas nossas sessões ordinárias e extraordinárias e nas interações dos vereadores durante as audiências, reuniões e debates públicos. Por meio de uma linguagem mais ágil e moderna, o programa ajuda os espectadores a fazerem incursões, em poucos minutos, por tudo que foi notícia dentro do Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara do Rio, e que interfere no desenvolvimento da cidade.