Escola do Legislativo da ALERJ é homenageada com a Medalha Tiradentes
A Elerj está completando 24 anos, formando e qualificando servidores públicos.
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) homenageou com a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Casa, a sua Escola do Legislativo (Elerj), que completa 24 anos de história no próximo dia 30/08, formando e qualificando servidores públicos e também pessoas da sociedade civil interessadas em seus cursos. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (21/08), no auditório da própria Elerj.
A Escola do Legislativo foi criada através de um Projeto de Resolução, em agosto de 2001. O objetivo da Elerj é contribuir com as atividades do Poder Legislativo, oferecendo aprimoramento profissional ao corpo técnico da Alerj e das Câmaras Municipais em todo o Estado do Rio. Busca ainda realizar ações com a sociedade, contribuindo para a reflexão sobre a prática legislativa em âmbitos políticos, sociais, culturais e econômicos.
“A Elerj é a prova viva de que o Legislativo não é só um lugar de leis, mas também um local de aprendizado, escuta e transformação social. Nestes 24 anos, não celebramos só o passado, mas o futuro com compromisso em educação, inovação e participação democrática, caminhando lado a lado. Tenho muito orgulho de ter sido aluno da Elerj, de modo a divulgar e fortalecer a escola, mostrando que para adquirir conhecimento não tem faixa etária”, comentou o deputado Luís Paulo (PSD), autor da homenagem e integrante do corpo docente do curso de pós-graduação da Escola do Legislativo.
Subdiretor da Elerj, Reginaldo Mendes Leite destacou o trabalho realizado pela Escola do Legislativo. “Temos cursos preparatórios para muitos funcionários da própria Casa, mas não só na Assembleia Legislativa, também para o público de fora. É muito gratificante receber uma homenagem, ainda mais de um deputado que conhece bem o Parlamento. Ele reconhece a tradição de 24 anos da Elerj, que tem formado muita gente. A capacitação permanente é algo crucial para o melhor desempenho dos serviços públicos”, disse.
Representante do corpo discente da Elerj, Andrey Barroso Mary ressaltou a alegria de estar presente na homenagem. “É uma honra estar ao lado, hoje, de três grandes figuras, de conhecimento ímpar. Agradeço a Elerj, parabenizo o deputado Luís Paulo pela ideia de conceder a medalha e a diretoria que, ao longo do tempo, compartilha conhecimento com todos os alunos que por aqui passam”, comentou.
Último integrante da mesa a falar, o professor da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Júlio César dos Santos, que também ministra aulas nos cursos da Elerj, falou sobre a competência de todos que integram a Escola do Legislativo. “É imensa a alegria de estar nesta solenidade, representando o corpo docente do TCE e da Elerj. Enalteço a equipe, pois fui muito bem recebido quando cheguei. Isso contribui para o crescimento da escola e a faz ser uma referência”, afirmou.
O ex-deputado Gilberto Palmares (PT), presente na cerimônia, lembrou as conquistas da Escola do Legislativo ao longo do tempo. “É um marco da Alerj ter construído esta escola, porque não há democracia sem o Legislativo. Aqui, é um espaço para pensar. A escola enfrentou, por exemplo, o desafio de gerar possibilidades para todos as pessoas que trabalhavam na Alerj, de que pudessem completar o ensino básico. Parabéns ao trabalho da Elerj”, finalizou.
Estavam presentes também diversos integrantes do corpo docente da Escola do Legislativo.