Erupção de vulcão na Rússia provoca cenário de ‘neve negra’

Uma grande erupção vulcânica nesta terça-feira (11/4) transformou o dia em noite escura no leste da Rússia, enquanto uma nuvem de cinzas se espalhava por centenas de quilômetros.

Vídeos em redes sociais mostram cenas que os seus autores chamam de “do juízo final” após o vulcão Shiveluch entrar em erupção na região de Kamchatka, que deixou um cenário de “neve negra”.

As cinzas foram expelidas a uma altura de 19 quilômetros, disseram relatórios, com um alerta vermelho (o mais elevado) para a aviação. Uma área de 108 mil quilômetros quadrados quadradas ficou às escuras em pleno dia.

“A nuvem de cinzas se estende por 500 quilômetros a noroeste de Shiveluch e continua crescendo”, disse Alexey Ozerov, diretor do Instituto de Vulcanologia e Sismologia da Academia Russa de Ciências, de acordo com a agência East2West.

Esta foi a maior nuvem de cinzas em pelo menos 60 anos no vilarejo de Klyuchi, perto da erupção, disseram moradores. A região também foi atingida por um terremoto de magnitude 4,5 com epicentro nas águas da baía de Avacha.

Um dos maiores e mais ativos vulcões de Kamchatka, o Shiveluch teve cerca de 60 erupções substanciais nos últimos 10 mil anos. A última de maior proporção ocorreu em 2007.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *