Epidemia dengue no Estado é abordada na Tribuna da Câmara de Duque de Caxias

Vereadores reforçaram os pedidos para que a população colabore com a limpeza de suas casas

Após o governador Cláudio Castro ter anunciado na quarta-feira (21) que o Estado do Rio vive uma epidemia de dengue, os vereadores de Duque de Caxias reforçaram, na sessão plenária de 22/02, a necessidade de a população também colaborar com o poder público, a fim de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“A prefeitura está fazendo a parte dela com os carros e motos fumacê em todas as regiões, mas precisamos colaborar, vigiar a nossa região. Conversar com os vizinhos, comerciantes para que abram as suas portas para os agentes de endemias”, disse o vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB).

A atuação dos agentes de endemias, no município, foi elogiada, assim como as ações que estão sendo realizadas nos bairros. Para o vereador Alex Freitas, isto tem feito a diferença quanto ao número de casos de dengue. “Duque de Caxias tem um trabalho permanente, com um mapeamento epidemiológico. Existe todo um estudo técnico e ações, desde março de 2023, em pontos estratégicos, como borracheiros, cemitérios, galpões de reciclagem, ferros-velhos etc”.

O mato, lixo e entulho na malha ferroviária da Supervia também foi questionado por Alex da Juliana do Táxi. “Aqui, próximo mesmo da Câmara Municipal, a gente encontra muito lixo, poças d’água, e isso nos preocupa”.  O vereador Alex Freitas complementou: “Ela não cuida do quintal dela. Vamos também colocar como pontos estratégicos as malhas da Supervia, em Duque de Caxias, que a gente sabe que tem muito lixo e muitas caixas de eletricidade acumulando água”.

Nas manifestações, também foi citada a urgência para a realização de testes rápidos no município, porém, em Duque de Caxias, eles ainda não começaram. “No mercado, a gente não está conseguindo a venda dos testes rápidos, dada a demanda no Estado e  no Brasil”, explicou o vereador Nivan Almeida, apontando que, em conversa com a secretária municipal de Saúde, Célia Serrano, foi informado de que a pasta está em busca de formas para a aquisição dos testes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *