13 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Enem 2024: último dia para pagar a taxa de inscrição. Estudantes do RS têm isenção

Os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 que não estão isentos da taxa de inscrição devem efetuar o pagamento até esta quarta-feira (19/6). O valor de R$ 85 deve ser pago por boleto do Banco do Brasil, que é disponibilizado na Página do Participante após acesso com o login único do Gov.br. Para pagar por Pix, basta acessar o QR Code que consta no boleto.

Rio Grande do Sul – Os participantes do Rio Grande do Sul terão a isenção da taxa de inscrição garantida, inclusive nos casos em que a justificativa de ausência na edição de 2023 foi reprovada.

O prazo para esses participantes se inscreverem vai até a próxima sexta-feira, 21 de junho. No período regular, foram registradas 259.936 inscrições no estado.

Orientações – O portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *