Câmara do Rio: Em audiência pública, Comissão de Meio Ambiente vai debater políticas de resiliência e combate a eventos climáticos extremos
A crise climática no município do Rio e as ações que precisam ser implementadas à luz das diretrizes estabelecidas pela COP30 serão tema da audiência pública que a Câmara do Rio promove nesta terça-feira (25/11), às 10h, no plenário do Palácio Pedro Ernesto. O objetivo é analisar a atuação dos órgãos públicos, o papel do Fundo Municipal sobre Mudança do Clima e as políticas habitacionais voltadas à proteção de famílias que vivem em áreas de risco.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara do Rio, Diego Faro (PL), explica que, embora a COP estabeleça o quadro de ação global e as metas nacionais, a implementação prática e detalhada das políticas de resiliência e combate aos eventos extremos é competência e responsabilidade da esfera municipal. “Nosso objetivo é compreender a realidade do município ouvindo as pessoas, cada família afetada pela chuva, pelo calor, e que vive em áreas de risco. Por isso, todos os cariocas que se preocupam com o meio ambiente e o futuro da nossa cidade estão convidados”, afirmou.
Além de Faro, está prevista a participação dos vereadores Vitor Hugo (MDB) e Zico (PSD), membros da comissão; da secretária municipal de Meio Ambiente, Tainá de Paula; do secretário municipal de Habitação, Adilson Pires; do promotor de Justiça José Alexandre Maximo; do chefe do Centro de Operações e Resiliência (COR), Thiago Curvello; do presidente da Federação das Associações de Moradores do Rio de Janeiro (FAM RIO), Licínio Machado Rogério; e dos especialistas Bruna Bataglia, do Observatório Interdisciplinar das Mudanças (IESP/UERJ); e Andrews José de Lucena, geógrafo e climatologista da UFRRJ.

