Educação de Barra do Piraí promove seminário sobre primeira infância

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Barra do Piraí promoveu na manhã desta quinta, 13, o seminário “Primeira Infância, Alicerce para a Vida”, no auditório da secretaria. O evento foi promovido pela Assessoria de Educação Infantil e a de Busca Escolar do município e teve três palestras durante o dia, todas envolvendo o mesmo tema. A proposta está inserida no Plano Municipal da Primeira Infância e precisa ser inserida no contexto escolar até agosto de 2023, segundo recomendação do Ministério Público.

O seminário “Primeira Infância – Alicerce para a Vida” tem como objetivo investir na primeira infância – que vai do 0 aos 6 anos – propiciando o desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais, da capacidade intelectual e de diversas outras aptidões, dando sustentação à aprendizagem e à formação ao longo da vida. De acordo com o secretário interino de Educação, Wanderson Barbosa, a ideia não é focar apenas em ações que envolvam o poder público, mas também a sociedade civil.

“A ideia é fomentar uma rede intersetorial do município, com órgãos públicos – como secretarias – bem como com a sociedade civil; é preciso chamar atenção para a primeira infância e quais são os prejuízos para a sociedade e para a família quando não se investe nessa etapa. Esse grupo é importante para a construção desse plano, onde cada secretaria vai indicar um representante. Posteriormente, instituída por Decreto Municipal, vamos marcar reuniões para a construção desse documento”, acredita.

Wanderson explica que, depois desses trâmites, será o momento de avaliação e acompanhamento. Ele lembra que o monitoramento deve ser feito pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, relembrou que os investimentos na educação foram importantes para “os próximos passos no tocante ao avanço de políticas públicas neste setor”.

“É um passo de cada vez. E eles estão sendo dados. Investir na educação não está apenas na construção de prédios públicos, também é necessário promover um elo entre o Poder Público e a sociedade civil. Esse pacto tende a proporcionar maiores resultados, na primeira infância e em todos os demais segmentos”, frisou o prefeito.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *