Educação de Barra do Piraí promove curso de capacitação contra violência sexual infantil

A Secretaria de Educação, através da Assessoria de Busca Escolar, promoveu, na terça, 18, a formação de professores acerca do enfrentamento do abuso sexual de crianças e adolescentes. O objetivo do evento, realizado no Central Sport Club, no Centro, foi de capacitar o corpo docente da rede municipal de ensino no tocante a descobrir ou verificar possíveis sinais de pedofilia. O encontro foi ministrado pelo delegado federal, Cleiton Bezerra.

 

Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde, em 2022, mostra que, somente no estado do Rio de Janeiro, as unidades de Saúde registraram 17.480 notificações de violência sexual entre 2017 e 2021. Deste total, 11.607 notificações (66%) eram de crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. Nos casos de violência sexual contra crianças de 1 a 4 anos, o pai se destacou como o principal agressor (24% das notificações). Já na faixa etária compreendida entre 5 e 14 anos de idade, a violência sexual foi cometida por amigos e/ou conhecidos.

 

Para a assessora de Busca Ativa, da Secretaria de Educação, a assistente social, Natália Reis de Oliveira, a escola é uma das “instituições mais importantes na vida do indivíduo, onde os alunos passam boa parte da vida dentro do núcleo escolar”. “Os alunos criam vínculos entre eles. E os profissionais atuando contra os casos de violência e com o trabalho de prevenção com família e comunidade escolar, é possível criar uma barreira e perceber sinais quando esse tema surgir”, acredita.

 

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, aponta a importância desse evento para a educação e a socialização. “Tudo o que acontece de bom na vida das pessoas vem por meio da educação, seja em casa ou na escola. E tudo o que se cria de traumas na vida deles é desvio de caráter de alguém com nossos pequenos meninos e meninas. Precisamos criar vínculos de afeto nas unidades escolares com o fim de cuidar das pessoas. A Educação promovendo este evento, mostra um abraço acolhedor”, afirma.

 

Após o evento de formação, a Secretaria de Educação pretende dar continuidade às ações na rede pública, com práticas coletivas, culminando no dia 18 de maio, quando é comemorado o Dia de Enfrentamento e Sensibilização contra o Abuso Sexual Infantil, com o “Faça Bonito”. Serão feitas atividades nas escolas, finalizando com uma ação na Praça Nilo Peçanha, no Centro, em parceria com demais secretarias municipais, como a de Assistência Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *