29 de abril de 2025

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Duque de Caxias: Teatro Raul Cortez será reinaugurado, nesta quinta – feira (12)

O maior espaço público de artes cênicas da Baixada Fluminense será reaberto nesta quinta-feira, 12, com o espetáculo ‘Escolinhazinha do Professor Raimundo’

Os moradores de Duque de Caxias já estão com saudades das noites de espetáculos no Teatro Municipal Raul Cortez que, muitas vezes, abriu a chamada ‘boca pra fora’ para as atrações serem vistas ao ar livre na Praça do Pacificador, no Centro, enquanto o espaço passava por uma grande obra. Mas a espera, que vem desde o início da pandemia, em 2020, será compensada com a entrega do equipamento totalmente reformado pela Prefeitura, nesta quinta-feira, 12. O maior espaço público de artes cênicas da Baixada Fluminense será reaberto com a apresentação do espetáculo “Escolinhazinha do Professor Raimundo”, com diversão garantida.

A atração é uma homenagem ao grande mestre do humor, Chico Anysio, e tem como protagonista o ator André Lucas, no papel do professor que era interpretado na TV pelo seu pai. A apresentação está prevista para as 18h. Quem comparecer vai encontrar uma estrutura completamente renovada. A casa ganhou um novo sistema de ar-condicionado e as cadeiras da plateia também foram trocadas. A segurança foi reforçada com a renovação do sistema elétrico e do sistema contra incêndios.

Inaugurado em 2006, o Teatro Raul Cortez precisava de uma revitalização. Para melhorar a refrigeração foi feita a troca do sistema central para garantir o conforto do público. O sistema elétrico também foi reformado, com novos pontos de tomada e fiação também trocada, além do uso de lâmpadas tipo Led nos diferentes setores. A reforma foi a oportunidade para melhorar alguns aspectos funcionais, ampliando a oferta de banheiros em alguns setores como no fundo do palco, na sala da técnica e na administração.

O público também perceberá diferenças quando procurar seu lugar para se sentar, pois os novos balizadores iluminados facilitam a locomoção, mesmo no escuro. As novas cadeiras estofadas vão permitir uma acomodação confortável para acompanhar os espetáculos.

PROGRAMAÇÃO

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está desenvolvendo um planejamento para que a programação do teatro fique à altura de suas instalações. “Estamos todos ansiosos com essa reinauguração, mas já pensando nos próximos passos. Estamos estudando a realização de convênios para reforçar a programação, que não vai deixar em nada a dever aos principais teatros do estado”, afirmou a secretária de Cultura e Turismo, Simone Sangelis.

SEGURANÇA

O teatro está sendo reaberto com segurança aprimorada. Portas corta-fogo foram instaladas nas saídas da plateia para facilitar a evacuação em caso de incidente. O sistema contra incêndio inclui extintores e hidrantes com mangueiras novas e conectados com bombas de pressurização. Detectores que disparam sinais sonoros em caso de fumaça também foram instalados, formando um sistema moderno e bem sinalizado.

As alterações não interferiram no projeto feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer com seu conceito minimalista e modernista. A estrutura também ficou intacta, bem como o palco, considerado o terceiro maior do Estado do Rio, com 328 m².

Na parte externa, foram poucas alterações. Além de nova pintura na fachada de concreto, foi providenciada a impermeabilização da rampa de acesso do público. A bilheteria passou para o térreo, o que facilitará a venda antecipada de ingressos.

“Tivemos o cuidado de não alterar as características do projeto do Niemeyer, o que foi facilitado pelo fato da estrutura estar em muito bom estado. Mas, depois de 16 anos de funcionamento, o teatro precisava passar por essa revitalização”, afirma o secretário Municipal de Obras e Defesa Civil, Valber Januário.

ACESSIBILIDADE

Entre as modernizações introduzidas, está a instalação de um elevador, que dará melhores condições de acessibilidade tanto para o público quanto para os artistas. Cadeirantes terão espaço reservado na primeira fileira da plateia e cadeiras para pessoas obesas também contribuem com uma estrutura mais acessível a todos. A reforma teve orçamento de aproximadamente R$ 2,4 milhões, com verba do Ministério da Cultura.

As mudanças vão consolidar a posição do Teatro Raul Cortez como um dos principais do Estado do Rio. Já pisaram no palco do equipamento cultural artistas como Zélia Duncan, Sandra de Sá, Luiza Possi, Dinho Ouro Preto, Barão Vermelho, os sambistas Monarco e Diogo Nogueira, entre outros. A casa também abrigou apresentações de dança da premiada Companhia Deborah Colker. Orquestras, como a Petrobras Sinfônica, já fizeram apresentações no teatro, que também recebeu diversos festivais de teatro. O Raul Cortez é, sem dúvida, um ícone da cidade e espaço cativo para artistas e eventos educacionais que tanto contribuem com a cultura do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *