Duas pessoas são presas em operação da PF contra extração mineral irregular
Duas pessoas foram presas, em flagrante, por posse ilegal de arma, durante operação da Polícia Federal, em Petrópolis e em São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana, na manhã desta terça-feira (10). A ação tem como objetivo combater a extração irregular de bens minerais da União e a evolução do dano ambiental na área.
Cerca de 100 policiais federais cumprem 22 mandados de busca e apreensão na região. Sete caminhões identificados durante as investigações, que eram utilizados para o transporte do material extraído, também estão sendo procurados.
Na ação, os agentes averiguam, ainda, outros crimes, como a prática de corrupção por parte de servidores públicos, tráfico de drogas, caça de espécies da fauna silvestre, posse e comércio ilegal de arma de fogo e lavagem de dinheiro.
Durante a Operação Rio Preto, foi identificada uma estrutura montada para a prática da extração mineral, composta por executores, financiadores, olheiros e receptadores. O nome da atividade retrata a origem do município, que vem do Rio Preto, que corta a cidade.